segunda-feira, 11 de abril de 2011

DISCURSO DE JOÃO SILVA, PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DOS BOMBEIROS, NA COMEMORAÇÃO DOS 122 ANOS





COMEMORAÇÃO DOS 122 ANOS DA ASOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE COIMBRA

SESSÃO SOLENE – 10 DE ABRIL DE 2011

Intervenção do Presidente da Direcção


Caros Amigos,

Fez no passado dia 7, dia do aniversário desta Associação, seis meses que a actual Direcção assumiu funções.

É pouco tempo para fazer um qualquer balanço da sua acção mas será o momento de explicitar perante todos vós ao que vimos e para onde queremos ir.

A Missão e os Objectivos da AHBVC estão inscritos nos seus Estatutos, o que entendemos ser nosso dever é apresentarmos uma Visão, que oriente para o futuro, e uma prática que garanta a realização dos objectivos institucionais, sem esquecer uma contextualizada gestão do quotidiano.

Entendemos, assim, que temos perante nós o desafio de estruturar uma moderna instituição humanitária de cariz voluntário, capaz de se auto-sustentar, que participe activamente no processo de desenvolvimento urbano, social, cultural e económico da cidade e que tenha como pilar fundamental um Corpo de Bombeiros, devidamente preparado e apetrechado para realizar missões de prevenção, defesa e socorro de pessoas e bens.

Convenhamos que não é pequena ambição mas, meus amigos, pela minha parte, depois de mais de 35 anos como gestor público e autarca, não me parece que mereça a pena andar agora a gastar energias em coisas menores.

Assim, e norteado por duas máximas, que inscrevi num quadro existente na sala da Direcção: a afirmação de Séneca de que “Não há vento favorável para quem não sabe aonde vai.” e de Confúncio de que: “O homem superior exige tudo de si mesmo; o homem inferior, dos outros.” aqui estou, voluntária e entusiasticamente, ao serviço de uma prestigiada e importante instituição de Coimbra e por Coimbra.

Caros Amigos,

Esclarecidos os pontos de partida institucional e pessoal importa sublinhar uma prática de trabalho em equipa, que tem sido extremamente gratificante pela excelente interacção dos membros da Direcção – pessoas com personalidades e experiências pessoais e profissionais muito diversas –, que levou à elaboração de um diagnóstico institucional, uma análise SWOT como lhe chamam os técnicos, que tem sido o elemento orientador da nossa acção nestes primeiros meses.

Temos, com base nessa análise, a convicção profunda que a AHBVC tem futuro. Identificámos os seus pontos fortes e os seus pontos fracos e estamos a actuar numa perspectiva de gestão estratégica que acreditamos vai dar os seus frutos.

Confirmámos, assim, algumas das nossas perspectivas iniciais e hoje podemos afirmar que:

1.      Temos um Corpo de Bombeiros Voluntários com qualidade e dimensão;
2.      Temos campo de recrutamento de novos bombeiros;
3.      Temos um Comando competente e eficaz;
4.      Temos baixos custos de administração;
5.      Temos uma excessiva dependência financeira de receitas aleatórias;
6.      Necessitamos de mais e melhor equipamento de protecção individual para os bombeiros;
7.      Necessitamos de uma nova viatura para fogos urbanos;
8.      Necessitamos de substituir algumas viaturas antiquadas e com evidente desgaste;
9.      Necessitamos de modernizar o nosso parque de ambulâncias;
10.  Necessitamos de instalações modernas, funcionais e dignas dos BV e de Coimbra.

Para resolver os diversos problemas com que nos defrontamos também sabemos que:

1.      Temos de assumir que os primeiros e principais responsáveis pela resolução dos nossos problemas somos nós;
2.      Temos de dar contas aos nossos sócios e a todos aqueles que nos apoiam do uso que fazemos do generoso apoio que nos dão;
3.      Temos de nos abrir à cidade, ganhar e fidelizar sócios;
4.      Temos de ser parceiros activos na vida da nossa cidade intervindo nos diversos âmbitos que estão consignados nos nossos Estatutos;
5.      Temos de ser inteligentes, criativos e competentes na elaboração de propostas tendentes à obtenção do indispensável apoio institucional;
6.      Temos, apesar de voluntários, de trabalhar como verdadeiros profissionais que assumem a defesa e protecção dos seus concidadãos;
7.      Temos de ser soldados da paz, em paz com nós próprios.

Caros amigos,

Por esta altura e nestas cerimónias é hábito que o Presidente da Direcção se volte para o Representante do Governo, para o Presidente da Câmara e outras entidades com responsabilidades de apoio institucional e faça um conjunto de pedidos, ou reivindicações.

Eu, e que me perdoem os mais experientes nestas coisas, não vou pedir nada. Quero, tão só, dizer que a Direcção a que presido tudo irá fazer, para nos momentos certos, apresentar, fundamentadamente, as soluções adequadas à resolução dos problemas com que a AHBVC se debate e a partir daí analisar e considerar com os serviços competentes da Administração Central e, particularmente, com a Câmara Municipal as soluções necessárias à sua resolução.

Não perfilhamos a tese do confronto ou da conflitualidade com quem quer seja e muito menos na praça pública. Teremos a firmeza e a persistência suficiente para, no espaço e no tempo próprio, reivindicarmos o que precisamos e merecemos.

Claro que sabemos que, por razões culturais e velhos hábitos - já lá diz o ditado popular: “Quem não berra não mama” -, temos de expressar com alguma ênfase as nossas pretensões e por isso permita-me Senhor Presidente da Câmara e Senhor Representante do Sr. Governador Civil que lhes sugira que não se esqueçam de incluir nos vossos orçamentos uma ajuda para nos reequiparmos e para a elaborarmos o Projecto de Ampliação e Reconversão do nosso Quartel. Prometo que o pedido vai seguir nos próximos dias, por escrito e fundamentado.

Caros Amigos,

Tinha tanta coisa para dizer, mas permitam-me que fique por aqui com duas notas finais:

A primeira para os funcionários e para os Bombeiros. São o esteio desta Instituição, são uma componente fundamental da estrutura de Protecção Civil e a vossa acção a nível local, regional e nacional deve ser reconhecida e saudada, o que faço na pessoa do Comandante Fernando Nobre.

A segunda para os sócios, para os sócios beneméritos, para os cidadãos e empresas que nos ajudam sem nada nos exigir, em tempos duros e difíceis. O nosso muito obrigado. Prometemos tudo fazer para ser merecedores da vossa generosidade.

Termino agradecendo sensibilizado a vossa presença e peço a todos, a Coimbra, ao governo da nossa cidade e ao governo central, que tenham presente, neste Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa, a realidade dos Bombeiros Voluntários, que são voluntários especiais e únicos. Voluntários com responsabilidades. Voluntários com a responsabilidade de proteger bens e vidas.

Nós, às 12 horas do dia 10 de cada mês, continuaremos a tocar a sirene para dizer que estamos aqui, vivos, determinados e actuantes e que somos um parceiro da cidade que quer melhor cidade, com uma Baixa viva e forte, porque foi aqui que nascemos e é aqui que queremos continuar a viver em harmonia e cumplicidade com os nossos vizinhos de sempre: o comércio tradicional; os serviços públicos e privados; os restaurantes e as tasquinhas; a torta Rua Direita e com os cheiros e as cores inconfundíveis que o nosso Infante D. Pedro, o das “7 Partidas”, nunca terá encontrado, noutro sítio, nas suas andanças.

Neste dia de Aniversário honra aos fundadores, membros dos corpos sociais, bombeiros e sócios da AHBVC que ao longo de 122 anos a fizeram e mantiveram e parabéns a todos aqueles que a assumem como sua.

A todos muito obrigado.

João Silva
Presidente da Direcção

Sem comentários: