sábado, 5 de março de 2011

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)




Jorge Neves deixou um novo comentário na sua mensagem ""AI, SE A MINHA "PRAÇA" FALASSE!!..."": 


 Como existem muitas lojas vazias na parte superior da zona de venda do peixe, muitas bancas de peixe por serem ocupadas, e por ser um espaço bastante agradável eu sugeria uma ideia um pouco rebelde mas bastante lucrativa para a autarquia que vou passar a descrever:

Dei uma volta com o amigo Luís pelo MERCADO D. PEDRO V e reparei que existem bastantes lojas vazias e bancas sem serem utilizadas. 
Se tecnicamente for possível reorganizar o Mercado, sugeria que as bancas de peixe fossem transferidas para outra zona deixando o lugar onde estão instaladas totalmente vagas. “Isto porquê?”, pergunta você, leitor.
Por uma razão simples, a minha ideia era transformar toda aquela área da venda de peixe num grandioso restaurante/ bar, com possibilidade de discoteca, já que não se situa numa zona residencial e até tem estacionamento.
Esse novo espaço poderia ou deveria funcionar em regime de arrendamento nos moldes do NB ou o Bar Still’s.
Este novo espaça na cidade e pela zona onde seria dava uma nova alma ao Mercado D. Pedro V e um aumento de receitas por parte da Câmara Municipal de Coimbra, que por sua vez poderia diminuir a base de licitação para quem quer vir a operar no Mercado.



************************************



Ana Soares deixou um novo comentário na sua mensagem ""AI, SE A MINHA "PRAÇA" FALASSE!!..."": 

 
 Concordo que é uma pena ver morrer o nosso mercado um pouco todas as semanas. Qualquer ideia deverá ser estudada e aplicada desde que chegue à conclusão de que é viável. Qualquer ideia é melhor do que o estado em que se encontra esta nossa grande superfície comercial, que por acaso está no centro da cidade e tem estacionamento.
Mas como primeira medida gostaria de lembrar que os produtos vendidos naquele espaço são mais baratos e de melhor qualidade do que os vendidos nos grandes supermercados. Será que nestes tempos de crise que atravessamos não seria bom que todos déssemos um saltinho semanal ao mercado? Individualmente, poupávamos nós e ajudávamos aqueles que mais precisam.
Não deixam morrer o mercado da nossa cidade…por favor!
Ana Soares



************************************
NOTA DO EDITOR:




 Uma salva de palmas grande para o Jorge. E não tanto pela ideia -que, por acaso, até gosto-, mas pela irreverência deste meu amigo. Sem pejo, sem receio de ser tomado por idiota (pessoa com ideias), este meu colaborador é uma mina de anteprojectos. Um bom exemplo para si, que me lê, desculpe a arrogância -mas já me deve conhecer, volta e meia lá me saio com estas indirectas de "nocaute", que até provocam azia e dor de barriga, e fazem interrogar: "quem é o gajo? Quem é que ele se julga? Homessa!?". 
E porque é que estou tão acutilante? Interroga? Porque o leitor -sim, você...estou a escrever para si- deveria fazer como o Jorge, isto é, não ter receio de dar ideias. Que diabo, passando a imodéstia, o blogue tem diariamente à volta de quatro centenas de visitas, ora, se reparar, os comentários contam-se pelos dedos. Bem sei que até pode ser porque não vão à bola com o escriba -que nem merecerá grande crédito nas letras, lá isso concordo-, mas se vêm cá é porque gostam. É ou não é? Então diga-me, custa muito dar uns "bitaites" para o Mercado Municipal D. Pedro V, custa? É mais fácil andar por aí a carpir mágoas, assim do género: "aquilo é para acabar! A câmara quer privatizar o mercado! A autarquia não faz nada! Ninguém se importa com aquilo!".
Eu sei do que estou a escrever. Ouvi várias expressões deste género quando lá fui fazer a "reportagem". Acheia-as tão sem graça, tão desmotivadoras, que nem as coloquei no texto.
Portanto, se o amigo leitor, acha que aquilo tem de dar uma volta por cima e a Baixa, a cidade, e todos particularmente, nem que seja pela memória de um povo, o mercado deve renascer desta apatia em que se encontra, faça o favor de apresentar soluções.
Posso garantir-lhe que o novo vereador do pelouro dos mercados, João Orvalho, é leitor deste blogue. Assim como também posso garantir de que é sua intenção, enquanto ponto de honra, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar o movimento da nossa antiga "praça"...tal como a conhecemos até há uma dezena de anos atrás.
Assim sendo, está à espera de quê para dar ideias? Vamos lá boa gente...


AGRADECIMENTOS POSTERIORES:


Um especial para a Ana Soares...sempre atenta e a contribuir com o melhor que a cidade merece.

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Isso mesmo caro Luís, assobiar para o lado em nada ajuda, todos somos responsáveis e por isso temos a obrigação moral e cívica de apresentar ideias, mesmo que sejam futuristas.
Eu sou assim, tenho uma pancada saudável mas tento agitar as consciências adormecidas desta Cidade.
Costumo utilizar uma frase para me definir, “O Mundo não está preparado para mim e não eu que não estou preparado para o Mundo”