terça-feira, 15 de março de 2011

É P'RÓ MENINO E P'RÁ MENINA!





 Encontrar um vendedor de bolacha americana em Coimbra será tão invulgar e quase o mesmo que dar de caras com o Robert de Niro a passear nas ruas da Baixa. Pois à hora do almoço, na Rua das Padeiras, dei de chofre com um simpático vendeiro da tão popular guloseima dos nossos tempos de criança.
É o Senhor Carlos Alberto, natural de Aveiro. Então conte-me lá, caro amigo Carlos, o que o traz à cidade dos estudantes, interrogo. “Olhe, sou de Aveiro, como já lhe disse. Costumo vender lá nas praias da Barra, na Costa Nova e outras onde calha. Hoje, em conversa cá com os meus botões –que são meus conselheiros-, dei por mim a interrogar: olha lá, Carlos, isto por aqui na cidade da ria está mau, porque é que não agarras na lata das bolachas e abalas até Coimbra? Sempre ganhas "algum", de certeza absoluta. Aqui, parado, à espera que o sol se decida a descolar, é que não resolves vida. E assim foi, vim até cá!”.
O senhor Carlos vende bolacha americana desde os 12 anos. Aliás, o negócio já vem do tempo do avô, a seguir foi o pai e ele, nesta linha de comboio descendente, cá continua. Já andou, também, a vender lotaria, mas agora isto está mau. “As pessoas mal tem dinheiro para comer quanto mais para comprar uma cautela da sorte”, diz-me no meio de um sorriso e enquanto ensaia o pregão: “bolacha americana come o menino mais a mana!”.

1 comentário:

Unknown disse...

Que idade tem o Sr Luís Fernandes,pois é dos meus tempos de bem menina.
Obrigada a quem me souber responder..