terça-feira, 22 de março de 2011

BAIXA: TODOS OS IDEAIS ACABAM A ARDER (1)




 Hoje, por volta das 15h30, a Baixa foi sacudida por vários acordes de sirenas dos bombeiros. Tratava-se de um grande incêndio na antiga fábrica de têxteis Ideal, na Rua do Arnado e junto à Auto Industrial.
Esta grande unidade funcionou até ao início da década de 1980. Nessa altura chegou a empregar centenas de pessoas. Mais tarde, em processo de insolvência, o edifício foi vendido, salvo erro, para uma empresa do Porto, que nunca chegou a dar seguimento a qualquer projecto. Falou-se em tempos numa grande unidade hoteleira. A verdade é que até hoje era um poiso feliz e possível para dezenas de tóxico-dependentes, constituindo um grande quebra-cabeças para a Polícia Judiciária.
Desconhecendo-se a origem do sinistro, mas pressupondo que teria origem nalgum cigarro provindo de um qualquer desabrigado, a verdade é que hoje, com direito a muitas corporações de soldados da paz, a fábrica Ideal despediu-se de todos em forma de pira e, nas chamas, queimando toda a sua memória de ícone industrial de três quartos de século na cidade.
Sorte, sorte, teve o proprietário de um carro utilitário estacionado encostado ao prédio. Foi graças ao esforço dos bombeiros que o automóvel não teve fim igual ao da velha fábrica. Pelo calor intenso emanado do grande fogo até as travessas na via-férrea começaram a arder. Também um edifício desocupado, do outro lado da linha, e as cercanias da encosta de Santa Clara, junto ao Fórum, pegaram fogo. 

Sem comentários: