segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

E PENELA AQUI TÃO PERTO...MAS TÃO LONGE DE COIMBRA!





Penela incentiva criatividade 

(PENELA, 21FEV2011) – A Câmara Municipal de Penela aprovou hoje, em reunião do executivo, a abertura de procedimento para implantação da Casa das Indústrias Criativas (Smartes), a instalar em pleno centro da vila, no edifício onde funcionou a sede da autarquia até 1981 e do qual ainda é detentora.

A Smartes – Casa das Indústrias Criativas pretende ser um pólo dinamizador do casco histórico de Penela, através da potenciação das indústrias criativas e do incentivo ao aparecimento de novas empresas nestas áreas. Design, teatro, música, arte, multimédia, publicidade, arquitectura, pintura, escultura, novas tecnologias, educação – eis alguns dos sectores a que o município dará prioridade.

A área de implantação da Smartes será de 224,95 metros quadrados, numa área bruta de construção de 461,41 m2, onde disporá de sete gabinetes/espaços para empresas e uma sala polivalente com 52,17 m2, destinada, sobretudo, a gravações, exposições e demais actividades criadoras que ali se pretendam desenvolver.

A concretização deste projecto de reabilitação/requalificação está inserido na estratégia de regeneração urbana de Penela e na revitalização do centro histórico, fazendo parte de uma carteira de projectos, alguns já concretizados, como é o caso do Centro de Estudos de História Local e Regional, e outros a concretizar, como a Casa da Noz e a Casa de Chá (investimento privado). 

Pretende-se com esta iniciativa, segundo o presidente da câmara, “tornar Penela mais criativa, fomentando o empreendedorismo aliado ao espírito criativo e desenvolvendo novas atitudes e dinâmicas que possam inserir-se na linha estratégica cultural praticada pelo município”.

A Smartes surge, ainda, adiantou Paulo Júlio, “no contexto da estratégia de desenvolvimento económico e social definida para o concelho, baseada no Programa Director de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (PD-ICE), que a autarquia vai candidatar ao PRODER, Eixo 3, medida 3.2.1- Conservação e Valorização do Património Rural”.

Para mais informação contactar

Maria João Tomás
Gabinete de Comunicação
Câmara Municipal de Penela
maria.tomas@cm-penela.pt
(T) 239 560 120 (Tlm) 917 497 338
(F) 239 569 400

Sem comentários: