segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

COMERCIANTES SÊ REVOLUCIONÁRIOS. AGARRAI EM VOSSAS FORÇAS E LUTAI!

(IMAGEM WEB)

TEXTO DE SÉRGIO REIS


COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA: CHEGOU A HORA!


COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de se juntarem TODOS em torno da mesma mesa para chegarem a COMPROMISSOS, por parte de todos, para a recuperação da BAIXA;

COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de dizer um BASTA aos comentadores, analistas e treinadores de bancada que desde que começaram a surgir as dificuldades no Centro Histórico tiveram o desplante de acusar os comerciantes de serem os originários e os responsáveis pelos problemas desta zona.  E também de ainda hoje os acusarem de "campónios" e velhos do Restelo;

COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de dizer BASTA à tentativa dos "especialistas" de querem que o comércio da Baixa viva somente do turismo, quando aquele tem condições e quer servir todos os turistas, mas também quer ajudar e viver com os clientes de toda a área metropolitana de Coimbra –o comércio sempre foi e será um motor do desenvolvimento social;

COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de dizer um BASTA ao mito de que estes profissionais têm margens de comercialização elevadas. Os comerciantes da Baixa têm margens de lucro inferiores aos grandes grupos de retalho existentes no nosso país;

COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de dizer um BASTA à lenda de que os negociantes da Baixa não labutam. Estes trabalhadores são em simultâneo directores comerciais, directores financeiros, directores de recursos humanos, empregados de distribuição, empregados de armazém, decoradores de loja, empregados de balcão e empregados de distribuição. Isto é não trabalhar?;

COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de dizer um BASTA à degradação dos espaços públicos. Incluindo a limpeza de chão e paredes, de recolha de lixo e de iluminação pública;

COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de dizer um BASTA às obras públicas e privadas sem conhecimento prévio dos comerciantes afectados directamente por estas remodelações. E das mesmas serem feitas sem sensibilidade e no mínimo tempo, sem acautelar, de modo a não prejudicarem os clientes que querem visitar as diversas lojas atingidas;

COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de dizer um BASTA à degradação de todo o edificado público e privado do Centro Histórico;

COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de dizer um BASTA à tentativa de monopólio e de cartelização pelos grandes grupos de retalho existentes no nosso país, que fazem de tudo para eliminar toda a produção nacional, as fábricas, a agricultura, as pescas, em favorecimento da importação de produtos baratos de países asiáticos que não garantem quaisquer direitos de liberdade, direitos laborais, direitos sociais, direitos de saúde. E mais, não permitem a solidariedade como primado do “ethos” social –síntese dos costumes e da cultura de um povo;

COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de dizer um BASTA aos grandes grupos de retalho existentes no nosso país, ao não deixarem nada dos seus lucros e dos seus impostos no nosso concelho, para além dos salários dos funcionários;

COMERCIANTES DA BAIXA DE COIMBRA chegou a hora de dizer um BASTA à abertura dos hipermercados aos domingos e feriados à tarde. Começo por salientar que o legislador tem dúvidas sobre o benefício deste decreto-lei n.111/2010. Por isso optou por plasmar no artigo 3º do decreto-lei n.111/2010, abertura dos hipermercados aos domingos e feriados à tarde, a delegação de poder de decisão nas câmaras municipais na possibilidade de restringir essa abertura, caso considerem que prejudica outras actividades profissionais;

Sou um cidadão de Coimbra que está ligado ao comércio. Apesar de não ter qualquer actividade comercial na Baixa sei, tal como todos vós, quais são os problemas que tendes em comprar a preços competitivos, atrair clientes e vender. Por isso venho disponibilizar-me para, com TODOS vós, organizarmos um encontro em que possamos chegar a COMPROMISSOS por parte de todos e acerca do que poderemos fazer pela Baixa.
Porque só TODOS juntos, a falar a uma só voz, poderemos ser respeitados, atrairmos negócios não existentes na Baixa, captarmos mais clientes, eliminarmos os problemas de segurança, convencermos os proprietários a investir nos seus edifícios e trazermos os moradores jovens para esta zona maravilhosa.
E finalmente termos o melhor e maior ESPAÇO COMERCIAL A CEU ABERTO, com mais de 600 lojas da região Centro.

E podermos TODOS juntos divulgar os nossos compromissos através da comunicação social para que os clientes possam ficar a saber o que vamos TODOS fazer pela Baixa.

E também podermos explicar ao Senhor presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Barbosa de Melo, e ao seu executivo, o que pensamos da abertura dos hipermercados aos domingos e feriados à tarde. Atenção que só temos até finais de Março para lhes explicar. É um problema que eu considero fundamental e que TODOS nós apresentemos a nossa posição, porque a vitalidade do comércio na Baixa pode depender muito da abertura ou não dos hipermercados aos domingos e feriados à tarde.

SE É COMERCIANTE DA BAIXA e considera que se TODOS juntos, a falar a uma só voz, poderá permitir um melhor futuro para esta zona e uma melhor Baixa comercial contacte-me através do mail paulosergioreis @sapo.pt. Por favor, transmita-me o seu pensamento e como pode ajudar, para que possamos reunir-nos TODOS e, TODOS em conjunto, com ideias novas, possamos novamente transformar Coimbra em centro da Região Centro.

Paulo Sérgio Reis
Email: paulosergioreis @sapo.pt

2 comentários:

Jorge Neves disse...

Caro Sergio, concordo consigo quando afirma que "Chegou a hora".
Começo por lhe dizer que não sou comerciante , mas sou filho de ex-comerciante e a minha esposa é responsavel por uma loja na baixa de Coimbra, conforme já tivemos a oportunidade de trocar umas breves palavras atraves de e-mail.
Não concordo totalmente consigo quando diz que os comerciantes não são responsaveis pelos problemas do comercio na baixa, tambem são responsaveis sim, não todos mas muitos deles, como por exemplo não aderem nem participam de forma activa nos eventos que se realizam na baixa, continuam a praticar horarios como à 40 anos atras entre outras situações.
Muitos deles encerraram as lojas da baixa a pagar 20 euros de renda para abrir nos centros comerciais a pagarem 1500 euros mensais mais uma percentagem sobre os lucros, Isto não é ser coveiro do seu proprio enterro? Claro que é.
O comercio na baixa não pode viver só do turismo, mas a continuar a ter só população idosa é o futuro que lhe resta, bares e cafes e esplanadas.Existem comerciantes a dizer áa boca cheia que preferem vender um par de sapatos a 60 euros que vender 3 a 40 euros, acredite que praticam uma margem de lucro bem grande em alguns casos.
Concordo inteiramente consigo quando diz que os comerciantes, aqui vou incluir os empregados do comercio, labutam e muito, são pau para toda a colher no bom sentido da palavra.
Tambem digo BASTA à degradação de todo edificio publçiuco e privado na baixa, mas se a CMC dá o exemplo !
Não podemos deixar as grandes superficies abrir ao domingo, mas acredite que os comerciantes da baixa andam todos fins de semana às compras no Continente e no Dolce Vita, não vejo os comerciantes a fazerem compras no comercio tradicional.
Dfendo que se deve fazer um protocolo abrangente entre a CMC e a Universidade e trazer para a baixa residencias universitarias.

Concordo consigo na marcação de um encontro de comerciantes em defesa do comercio da baixa. Quer apostar que não junta mais que meia duzia? Adorava estar enganado.
Abraço e é de louvar o seu contributo.

Jorge Neves disse...

Caro Sérgio, concordo consigo quando afirma que "Chegou a hora".
Começo por lhe dizer que não sou comerciante, mas sou filho de ex-comerciante e a minha esposa é responsável por uma loja na baixa de Coimbra, conforme já tivemos a oportunidade de trocar umas breves palavras através de e-mail.
Não concordo totalmente consigo quando diz que os comerciantes não são responsáveis pelos problemas do comercio na baixa, também são responsáveis sim, não todos mas muitos deles, como por exemplo não aderem nem participam de forma activa nos eventos que se realizam na baixa, continuam a praticar horários como à 40 anos atrás entre outras situações.
Muitos deles encerraram as lojas da baixa a pagar 20 euros de renda para abrir nos centros comerciais a pagarem 1500 euros mensais mais uma percentagem sobre os lucros, Isto não é ser coveiro do seu próprio enterro? Claro que é.
O comércio na baixa não pode viver só do turismo, mas a continuar a ter só população idosa é o futuro que lhe resta, bares e cafés e esplanadas. Existem comerciantes a dizer á boca cheia que preferem vender um par de sapatos a 60 euros que vender 3 a 40 euros, acredite que praticam uma margem de lucro bem grande em alguns casos.
Concordo inteiramente consigo quando diz que os comerciantes, aqui vou incluir os empregados do comércio, labutam e muito, são pau para toda a colher no bom sentido da palavra.
Também digo BASTA à degradação de todo edifício publico e privado na baixa, mas se a CMC dá o exemplo!
Não podemos deixar as grandes superfícies abrir ao domingo, mas acredite que os comerciantes da baixa andam todos fins-de-semana às compras no Continente e no Dolce Vita, não vejo os comerciantes a fazerem compras no comércio tradicional.
Defendo que se deve fazer um protocolo abrangente entre a CMC e a Universidade e trazer para a baixa residências universitárias.

Concordo consigo na marcação de um encontro de comerciantes em defesa do comércio da baixa. Quer apostar que não junta mais que meia dúzia? Adorava estar enganado.
Abraço e é de louvar o seu contributo.