domingo, 23 de janeiro de 2011

UM INCÊNDIO NA BAIXA





  Segundo o Diário de Coimbra (DC), na sexta-feira, cerca das 22,30, deflagrou um incêndio na Rua dos Esteireiros. O fogo, que teve origem num primeiro-andar, numa casa de “uma senhora já de idade” ficou ontem desalojada, devido a um incêndio” –in DC de ontem.
A vítima desta infelicidade é uma senhora que terá à volta de setenta e picos anos, a dona Augusta. Como dezenas de outros arrendatários idosos, vive sozinha. Por crer que este problema deveria preocupar o executivo da junta de freguesia de São Bartolomeu, contactei o presidente Carlos Clemente para me dizer, para dizer aos nossos leitores e residentes aqui no Centro Histórico se, por um lado, poderão estar descansados, por outro, nestes casos de calamidade o que faz a junta de freguesia?
Responde Carlos Clemente: “ em relação à sua primeira pergunta, se poderemos estar todos descansados, devo dizer, com sinceridade, embora sem alarmismo, que não. O edificado da Baixa é na sua grande maioria constituído por prédios com soalhos em madeira e algumas paredes ainda em “enxaimel”. Além disso, a maioria destes edifícios precisam de restauro urgente. Era bom que o Governo alocasse verbas para a revitalização desta zona velha, sem esquecer, claro, a revisão urgente do Regime de Arrendamento Urbano. Logo, está de ver, que o executivo, do qual faço parte, olha para esta situação com apreensão -por acaso, neste incêndio de ontem, até foi num prédio restaurado e já com pisos em betão armado. Sempre que nos apercebemos de situações mais caricatas tentamos alertar os bombeiros…e mais do que isso, pouco podemos fazer. Mas estamos atentos.
À sua segunda questão, nestes casos de calamidade, o que faz a junta, digo-lhe que, logo que sei de um caso destes venho logo a correr para ajudar. O meu telemóvel está sempre ligado dia e noite. Neste caso, logo que me deram conhecimento, e soube o que estava a acontecer, contactei a dona Augusta e ofereci-lhe instalações provisórias que a junta possui para este efeito. Como a senhora declarou que, se precisasse, iria para casa de uma filha, bom, é óbvio, ficámos mais descansados. Ainda bem que tem família, uma vez que é uma pessoa de muita idade. De qualquer modo prontificamo-nos a limpar o seu andar gratuitamente durante a semana. Os serviços irão encarregar-se de retirar da sua habitação todos os móveis e utensílios calcinados”, depoimento de Carlos Clemente, presidente da junta de freguesia de São Bartolomeu.

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Aqui está a grande diferença entre fazer politica de gabinete e de politica de proximidade.
Por isso que me revejo no Presidente Clemente.
Uma junta presente sempre que é necessário.