segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)




Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "BEM SEI QUE ME FICA MAL, MAS VALE A PENA RECORDAR....": 



-"Coimbra é uma cidade demasiadamente instável em fluxos de pessoas. Os seus habitantes, na maioria residentes estudantes (cerca de 40.000)"
Atenção que os estudantes, vindos de outras cidades e que residem temporariamente em Coimbra, apesar que passarem cá a maior parte do ano, não contam como habitantes de Coimbra. Por isso, Coimbra tem cerca de 140 mil habitantes aos quais se devem adicionar, aproximadamente, 30 mil estudantes que não são habitantes efectivos de Coimbra, mas que na prática é como se fossem pois usam os mesmo serviços e infra-estruturas que os habitantes.

Em relação aos fluxos de pessoas para Coimbra, veja esta imagem com dados do INE: http://img262.imageshack.us/img262/1629/movimentos.jpg

-"Como já o pensava antes, não me foi difícil dizer que este plano de ramificação do MSL é pouquíssimo ambicioso. E esta falta de ambição, em minha opinião, vai ser-lhe fatal."
Para dizer isto, sem conhecer o projecto, as linhas que estavam previstas e as linhas que estavam a ser estudadas, mas vale estar calado. 

Só para concluir, resta-me dizer que é essencial melhorar a mobilidade de Coimbra, e o metro é uma mais valia nessa aspecto. 
Já chega de visões retrógradas e de velhos do Restelo com frases do tipo: "é um projecto megalómano" e "Coimbra não precisa o metro". 



*******************************************


NOTA DO EDITOR:


 Meu caro senhor(a), se é cliente desta "tasca", deve saber que aqui entra toda a gente, desabrigados, bem abrigados em posições de direcção no Metro Mondego, católicos, protestantes, agnósticos, ateus e outras classificações que agora não lembro porque só sei estas. Por outras palavras, quer dizer, caro comentador, que aqui todas as opiniões valem. E nunca chamo "Velho do Restelo" a quem discorda do que penso. Pelo contrário, agradeço o facto de ter vindo cá à tasca. Feitios, aliás, maus-feitios...que quer?! Olhe, tenha paciência...


****************************************



Joana S. deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)": 


 Estes “Velhos do Restelo” dizem que a Coimbra não precisa do MM, mas depois queixam-se que a cidade não evolui. Vá-se lá entender essa gente. 

Se precisassem de se deslocar diariamente de Serpins até Coimbra e vice-versa percebiam a importância do metro.



******************************************



Carlos deixou um novo comentário na sua mensagem "BEM SEI QUE ME FICA MAL, MAS VALE A PENA RECORDAR....": 

 
Concordo com o comentário anterior. O metro é essencial para Coimbra e para os concelhos vizinhos que assim beneficiariam de uma ligação rápida e confortável até Coimbra. 
Vejam o exemplo do metro do Porto (sistema igual ao que ia ser feito em Coimbra) e a grande melhoria de mobilidade que este trouxe.
São as mentalidades tacanhas, que acham que não faz falta o metro em Coimbra, que não permitem que a cidade evolua a um ritmo superior ao desejável. 

Cumps.

1 comentário:

Joana S. disse...

Estes velhos do restelo dizem que a Coimbra não precisa do MM, mas depois queixam-se que a cidade não evolui. Vá-se lá entender essa gente.

Se precisassem de se deslocar diariamente de Serpins até Coimbra e vice-versa percebiam a importância do metro.