quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A NOTÍCIA QUE RESSALTA... ...NAS BEIRAS E NO "CALINAS"

(IMAGEM DE LEONARDO BRAGA PINHEIRO)



 Hoje, quer no Diário de Coimbra quer no Diário as Beiras, a notícia que dá nas vistas é a agressão, ontem, cerca das 20h00, na Estação Velha, a Manuel Rocha, director do Conservatório de Música de Coimbra e também elemento do agrupamento Brigada Vítor Jara. Este músico de Coimbra, demais conhecido na cidade, foi violentamente agredido junto à praça de táxis por vários indivíduos. Não se sabe bem com que intuito se realizou esta selvajaria, uma vez que nada foi surripiado ao músico. Referem também os dois diários que a investida “foi presenciada por vários taxistas que se limitaram a observar”, assim como outras testemunhas presentes no local”.
Ora não irei especular sobre a segurança pública na cidade, isso já todos sabemos que, como tristeza redobrada, anda pelas ruas da amargura. É a teoria do copo. Infelizmente, também sabemos que a violência, como vírus de pandemia, está a alastrar de Norte a Sul do país. Se bem que, comparativamente com dados de outras grandes cidades, Coimbra ainda é relativamente calma e pouco propensa a ataques perpetrados como o que trago aqui à colação.
O que gostaria de chamar a atenção, embora não deixe de salientar a agressão, é a forma apática e de não intervenção dos profissionais de carros de aluguer. Estes taxistas, habituados a lidar com assaltos, normalmente são interventivos. Então o que se passaria para, passivamente, assistirem a vários homens baterem num só e ninguém se importar? Seria o facto de serem de etnia cigana? Ou será esta nova cultura que se constata, no dia-a-dia, no país e no estrangeiro, de não assistência à vítima?
Ainda há pouco tempo, numa estação de metro de Roma, uma mulher foi agredida violentamente pelo namorado e, durante largos minutos, com os transeuntes a passarem ao lado, esteve inanimada sem que ninguém se dignasse ajoelhar para ajudar.
De autor desconhecido, tenho uma máxima que me conduz: “um homem sobe ao baixar-se para ajudar alguém!”.
ERA BOM QUE TODOS PENSÁSSEMOS NISTO!
PARA MANUEL ROCHA O NOSSO DESEJO DE MELHORAS RÁPIDAS.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só hoje soube através do jornal As Beiras do sucedido.Não presenciei a situação e ainda não falei com nenhum colega presente na altura.Se confirmar que ninguém fez nada para tentar evitar as agressões,como motorista de táxi estou envergonhado.Mas atenção,deviam estar mais pessoas presentes,concerteza que naquele espaço não estariam apenas motoristas de táxi.Estes não têm pela profissão que exercem mais obrigações morais e civicas do que qualquer cidadão.Concluindo,estou envergonhado e desiludido por ninguém(motorista ou não)ter intervido e feito algo para evitar o sucedido.
Marco
P.S.:pergunta bem Luís(seria por causa da etnia? ou da nova cultura de indiferença?),mas,perdoe-me,as suas questões são poucas,as duvidas não se esclarecem apenas com estas duas perguntas.