segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A COLUNA DO JORGE....

(IMAGEM DA WEB)



 
Buracos e mais buracos. Esta é a realidade da Rua do Ramal de Chelo, que liga a Rebordosa a Lorvão, no concelho de Penacova. Para quem não sabe um pouco da história do mosteiro e da importância que a Rua do Ramal de Chelo tem para o mesmo, tenho o prazer de informar que a vila do Lorvão é a localidade onde se encontra O Mosteiro de Lorvão. Um dos mais antigos da Europa, já que a sua fundação remonta a meados do século sexto, de acordo com as memórias relatadas pelos cronistas monásticos e corroboradas por uma pedra de ornato visigótico que se encontra incrustada na Torre dos Sinos. O ramal de Chelo é uma das ligações que provém da primeira estrada verde de Portugal.
A estrada, com nome de Rua do Ramal de Chelo, encontra-se em obras há mais de 16 meses. Está com valas abertas, algumas com bastante profundidade, dificultando a passagem dos peões, bem como da centena de veículos que por ali passam diariamente, incluindo os transportes escolares. Nem as camadas de terra e de “entulho”, que alguns populares colocam nas referidas aberturas para minimizar os saltos que os veículos dão ao passar, resistem mais do que meia dúzia de horas. Para já não falar nas “novas” tampas de saneamento que se encontram alguns centímetros abaixo do nível da estrada, dos buracos com diâmetro bastante considerável que colocam em risco quem por lá circula. O que ainda vai resistindo é alguma sinalização que por lá ficou desde que o empreiteiro deixou de dar sinal e a obra se encontra abandonada. 
O ramal de Chelo está a dar cabo dos nervos e do “alforge” dos automobilistas. Tanto a nível dos danos que provoca nas viaturas, como financeiros e pessoais.
O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penacova, há cerca de 3 meses, afirmou a um jornal, em resposta a um artigo que escrevi, que a obra estava concluída em duas semanas e que tinha conhecimento de que a empresa se encontrava na falência. 
Pois bem, nem obra concluída nem sinais do empreiteiro a quem a obra foi adjudicada. Ou seja, o Sr. Presidente da Câmara Municipal não falou a verdade.
Dói bastante quando temos de passar por lá; algumas centenas de viaturas circulam diariamente mais do que uma vez naquela estrada abandonada de forma “criminosa”
Chega de mentiras e de buracos!

 
Atenciosamente
Jorge Neves

Blogue:
http://independentepelafregueia.blogspot.com/

Sem comentários: