terça-feira, 28 de dezembro de 2010

UM APELO DE CIDADANIA




     "Contra esta política e este desgoverno completo, esta sexta-feira, encontro marcado às 8h00 nas portagens de Condeixa, em direcção a Sul."



Bom dia a todos.

 O Governo continua sem dizer o que vai fazer com o projecto do Metro Mondego. 


A REFER já disse que não vai continuar o projecto em 2011 por falta de dinheiro. 
O Bloco de Esquerda apresentou no parlamento uma proposta para fasear a obra ao longo dos próximos 3 anos, por forma a distribuir o esforço ao longo do tempo (20 milhões por ano). Governo não respondeu.

Entretanto fala-se da possibilidade de alcatroar o ramal e de pôr autocarros a circular por ali. Uma medida mais barata a curto prazo mas desastrosa a médio prazo. Basta que se pense que com os autocarros a «linha» vai perder passageiros (logo, receita).
Além disso, os técnicos têm sérias dúvidas quanto a esta ideia mirabolante: primeiro porque se trata da um linha de montanha o que vai obrigar a um grande investimento na manutenção dos autocarros; segundo, porque estamos a falar de uma zona propícia à acumulação de gelo. Digamos que combinar autocarros, montanha, passageiros e gelo pode dar um resultado desastroso.

Seja qual for o caminho daqui para a frente, este Movimento não admite outra opção que não a ferroviária.

Enquanto a nossa Petição está a ser agendada (e sê-lo-á muito brevemente) é importante mostrar ao (des)Governo que não estamos disponíveis para que brinquem connosco.

É certo que o país ultrapassa uma fase complicada que implica a reprogramação de todos os investimentos. Mas à um ano já se sabia disso, já se discutiam PECs... Se não havia garantias de o projecto fosse até ao fim, não se tinha arrancado a linha. Se não havia essas garantias, o senhor Secretário de Estado não devia ter vindo a Coimbra, Miranda e Lousã em Fevereiro deste ano, dizer que o projecto era para fazer a toda a velocidade.

Não se pode arrancar uma linha com 104 anos e transformá-la num corredor lamacento só porque sim.

Responsabilidade, faz falta!

Contra esta política e este desgoverno completo, esta sexta-feira, encontro marcado às 8h00 nas portagens de Condeixa, em direcção a Sul. 
Condicionar a circulação na principal auto-estrada portuguesa é o objectivo do Movimento entre as 8 e as 9h00 da manhã.

Bruno Daniel Ferreira

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Uma outra solução era transformar antiga linha da Lousa num canal e meter o Bazófias a ser rentável.