terça-feira, 28 de dezembro de 2010

COMEÇARAM HOJE OS SALDOS



 Começaram hoje os saldos. Oficialmente irão decorrer até ao próximo dia 28 de Fevereiro. Porém, para os mais avisados, sabe-se que irão continuar "sine die". Ao longo de todo o ano, infelizmente, iremos ver muito mais lojas de comércio tradicional a encerrar. A oferta de espaços comerciais suplantará em muito a procura, pelo que, pelas leis naturais da economia, o seu valor económico tenderá a descer para valores razoáveis e justos, fenómeno que, nos últimos tempos, não tem acontecido. 
Apesar da crise profunda em que vive o comércio há mais de uma década, sobretudo o de rua -que, para todos os efeitos, é hoje o parente mais pobre da nobre família mercantil-, os preços, quer de arrendamento, quer de venda de imóveis, abusivamente, não tendo em conta o momento económico de recessão, continuam altíssimos. O que, como factor de custo, tem contribuído para o definhar desta nobre arte de negociar. Não é a única causa, há outros que também acentuam o desaparecimento destes estabelecimentos tão importantes para o desenvolvimento social e económico das cidades.
Estou convencido de que, a continuar nesta insensibilidade, por parte de quem tem responsabilidade na prossecução desta actividade -que, noutras eras, já foi um dos maiores empregadores-, não estaremos muito longe de um tempo em que para manter as lojas abertas, para dar animação às urbes, terão de ser as autarquias a fazê-lo. Oxalá esteja enganado...

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Só me falta saber se começaram os saldos na baixa ou se a baixa já está em saldo!