sábado, 16 de outubro de 2010

TENHAM DÓ!




 Hoje a Praça do Comércio -e também as Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, com a festa da flor- está engalanada de cor e vida com espantalhos, imagens do nosso mundo rural desaparecido. Graças a vários grupos folclóricos, que executaram os bonecos, as nossas crianças têm possibilidades de contactarem “in loco” com uma memória desaparecida.
A realização é do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Coimbra. Se quanto à iniciativa, legitimamente, teremos de lhe dar os parabéns, já quanto à divulgação destes eventos continua a ser uma lástima. A maioria das pessoas que frequentam a Baixa, comerciantes e consumidores, não sabiam. É evidente que se poderá questionar que meios se deverão utilizar na difusão destas festas, mas uma coisa posso afirmar: nos actuais moldes está mal. Estará certo consumar boas iniciativas como estas e não serem divulgadas como deveriam ser? Parece um contra-senso.
Outra questão que mancha esta realização é o facto, que já se torna corrente, de hoje a mostra de espantalhos não se ter podido estender até ao pelourinho porque metade da praça estava ocupada com automóveis estacionados. Aliás, cerca das 11H00, os veículos continuavam a entrar e a parar no belíssimo largo histórico que data da Idade Média. Há qualquer coisa que nos foge. A que se deve esta falta de autoridade da Polícia Municipal (PM)? Este corpo de polícia civil não está dependente da autarquia? Como é que se pode entender que sendo esta alegoria ao campo realizada pela edilidade, esta não faça actuar o seu corpo de polícia? A quem se deve esta falta de autoridade? Ao comandante da PM? Ao presidente da Câmara Municipal? À vereadora da cultura?
Uma coisa é certa, mete dó o que se está a passar. Já por várias vezes que o lixo na Rua das Azeiteiras não pode ser recolhido, porque, teimosamente, dois proprietários da zona, a desafiarem a autoridade da PM, continuam a estacionar no início da rua, em frente ao restaurante “Zé Neto”. Quem passar diariamente na Praça do Comércio constata que há lá sempre carros estacionados. Muitos deles pertencem a comerciantes da zona.
Porque não actua a Polícia Municipal?

1 comentário:

Anónimo disse...

Luís,acabei de chegar a casa e como vi in loco o caos instalado na Praça Velha,vinha com a ideia de enviar um comentário acerca do que vi.Mas, como sempre, o Questões está em cima do acontecimento,e o meu amigo já tinha postado o assunto.
Resumindo,uma autêntica vergonha,um caos,e uma desorganização evidente.Não basta boa vontade e iniciativa,é necessário organização e prever todas as possiveis acidentes ou ocorrências.
Eu pergunto:da maneira que aquilo estava,como seria possivel a entrada de uma ambulância ou carro dos bombeiros,se fosse preciso?
Marco