sexta-feira, 1 de outubro de 2010

BAIXA: MISSÃO ALIMENTAR INTERROMPIDA




 O “Toino dos Ovos”, um popular e respeitável sem-abrigo que vagueia por estes becos manhosos desde a aurora até ao crepúsculo, hoje, apesar da boa disposição do dia, carregado de Sol e temperatura amena, estava muito maldisposto: “já viu? A Cozinha Económica vai estar encerrada na segunda-feira –está lá um aviso na porta. Na terça é feriado. Ou seja, vamos estar aqui quatro dias sem lá poder ir comer. Acha bem isto?”
A Cozinha Económica é uma instituição de ajuda a quem pouco tem, e que muito enobrece a Baixa, ler aqui.
Vamos lá então saber as razões que levam a Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel a encerrar na próxima segunda-feira. Responde a irmã Lucinda, colaboradora activa desta obra benemérita: “Nós até há cerca de dois anos, para limpeza e manutenção de máquinas, encerrávamos sempre durante o mês de Agosto. Depois, pela necessidade dos utentes, porque temos noção da falta que fazemos aqui, deixámos de fechar. Resultado, por vezes, porque não temos tempo, somos obrigados a adiar certos consertos, como é o caso agora do fogão. O Técnico preveniu-nos de que precisava de dois dias. Então optámos por segunda e terça. Apesar de estarmos encerrados, o pessoal vai na mesma manter-se em funções. Lamentamos o incómodo que possamos causar, mas não há mesmo outra possibilidade”, enfatiza a irmã Lucinda.

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Quem sou para dizer o contrario da irmã Lucinda, mas que não fica nada bem encerrar a seguir a um fim de semana e antes de um feriado, pode crer que não fica mesmo, pode levar ao pensamento de uma tolerancia de ponto de forma disfarçada.
Ainda não consegui entender porque encerram ao Sábado e Domingo, os utentes daquele serviço não merecem comer ao fim de semana?Nem aos feriados? Qual a razão dos funcionários da Cozinha Económica não trabalharem por turnos rotativos ao fim de semana?
PS:Segundo me informaram a Segurança Social passa e de certeza que vai passar para a proxima segunda-feira, as senhas de emergencia a quem necessitar de ir comer à Cozinha Económica.