sábado, 18 de setembro de 2010

BAIXA: O JULGAMENTO POPULAR SUMÁRIO DO DIA

(IMAGEM DA WEB)























 Ao bater da segunda martelada no sino da igreja de Santa Cruz, na Praça 8 de Maio, tendo el-rei D. Afonso Henriques como fiel da balança da justiça, começou hoje o primeiro julgamento sumário, de muitos que se irão aqui realizar futuramente nesta praça:


Começo por apresentar os elementos do tribunal:

Juiz Meritíssimo: Doutor Almerindo Abrolhos (ver aqui Curriculum vitae)
Acusação, em representação do interesse público: Procurador Adelino Paixão (ver aqui)
Advogado de defesa residente nomeado: Doutor Carlos “popó” (ver aqui)

Processo: 1/2010
Arguido: Diário as Beiras, representado por Grupo Lena.

Em sucinta exposição por parte da acusação popular, o jornal de Taveiro é acusado de hoje, dia 18 de Setembro do ano da graça de 2010, em edição matutina, perante um acontecimento de extrema importância para a cidade, como foi a “Noite Branca”, realizada na Baixa de Coimbra, não ter apresentado uma foto ou, ao menos, no mínimo, duas frases sobre o assunto.
Entende o digníssimo guardião dos valores, da moral e dos bons costumes, que o arguido agiu consciente e deliberado de que, ao optar por falar do PSD, entrevistando Paulo Teixeira Pinto, estava a negligenciar a sua obrigação de, enquanto jornal local, relatar tudo o que se passar na cidade.
Entende o digníssimo procurador do interesse público, Ex.º Senhor Doutor Adelino Paixão, que o acusado, mesmo no direito que lhe assiste de escolher conteúdos, não pode desonerar-se do interesse público local. Que aliás, em recente transmissão accionista, foi dito que o “Grupo Lena –através da sub-holding Lena Comunicação- reforça o compromisso de servir os distritos do Centro do país”.
É entendimento da acusação que o jornal, ao não publicitar eventos de grande importância local e focalizando em assuntos nacionais, normalmente atribuídos a semanários, está deliberadamente a esquecer o seu objecto social e a prejudicar os seus mais fiéis leitores.

Testemunhas de defesa: António Abrantes, ex-sócio maioritário;
Diamantino Cabanas, ex-chefe de redacção, aquando da fundação do jornal;
Pedro Costa, actual director;
Eduarda Macário, subdirectora.

Depois de rebatidos os quesitos, quer por parte da acusação, quer por parte da defesa, é convicção do Meritíssimo juiz, Doutor Almerindo Abrolhos, que o arguido deve ser condenado.
Tendo em conta que é primário e que, para além disso, a sua conduta teria sido involuntária, levando em consideração o cenário recente de transmissão directorial, que, naturalmente, teria causado alguma instabilidade, entende o digníssimo juiz admoestar o arguido, no sentido de inverter a sua conduta, bem como a obrigação de publicar no jornal, no prazo de 8 dias, 5 fotos do digníssimo procurador do interesse público, Doutor Adelino Paixão, 5 fotos do Senhor Doutor Carlos “popó” e 10 do meritíssimo Juiz de direito Doutor Almerindo Abrolhos.

Está encerrada a sessão –segue-se a tradicional pancada do malho.











PUBLIQUE-SE E EXTRAIA-SE CERTIDÃO DE SENTENÇA A ENVIAR AO AGORA CONDENADO








































3 comentários:

Jorge Neves disse...

Concordo com a pena aplicada e reforco com a não compra do referido jornal nos proximos 360 dias.
Noticias Locais só no Questões Nacionais.

Sónia da Veiga disse...

Já não chegava não anunciarem com mais pompa e circunstância, ainda por cima não falam depois?!?
Santa paciência!!!

Como se já não fosse o suficiente o São Pedro ser o padroeiro dos centros comerciais, ainda vem mais uma ajudinha destes...

:(

Anónimo disse...

PORRA!!!!
NESTE DIÁRIO (AS BEIRAS) OS RESPONSÁVEIS NESTA MATÉRIA NÃO DORMEM "RESSONAM".
FRANCAMENTE ESTA GENTE DO LENA OU TOMA MÃO NISTO, OU ENTÃO DEVEM DEDICAR-SE Á PESCA.
ABRANTES CRIE OUTRO JORNAL, PORQUE COM ESTA DIRECÇÃO, ESTÁ VISTO.
QUE FALTA DE SENSIBILIDADE.
JÁ SEI, O ARMINDO GASPAR NÃO LHES DEU PUBLICIDADE, MAS SE LHE ARRANJAREM UMA ENTREVISTA A COISA VAI-SE COMPÔR E PARA A PRÓXIMA NOITE BRANCA, AS BEIRAS PUBLICAM, ANTES E DEPOIS.
"OLHO DE LINCE", VAI DAR-ME RAZÃO.