quarta-feira, 18 de agosto de 2010

VER O SOL PARA ALÉM DA BRUMA...


 Hoje o Diário de Coimbra (DC), em título de primeira página, escreve: “Videovigilância -Baixa tem menos crimes e mais visitantes”. No interior, em subtítulo, apresenta: “Secretária de Estado da Administração Interna garante que o sistema de videovigilância permitiu reduzir de 15 a 20 por cento o volume de crimes. Comerciantes andam “mais seguros e satisfeitos”.
Continuando a citar o DC, “A Baixa de Coimbra regista, nos últimos meses, um decréscimo no número de crimes e um aumento de visitantes, garantiu ontem a secretária de Estado da Administração Interna (Dalila Araújo).
 Perante afirmações tão convictas, se calhar, valerá a pena colocar umas duvidazitas que me atravessam. É que sou bocado desconfiado –bem sei que quem não confia não é fiel, admito que não sou muito, isto para dar razão ao aforismo popular.
Começo pelo aumento de visitantes. Realmente, mal do turismo se, tendo em conta a época balnear, nesta altura não houvesse mais visitantes.
A seguir vou debruçar-me um pouco sobre a “rebaixa” de criminalidade, e, mais especificamente, atribuída às câmaras de videovigilância:

1º-Quais teriam sido os dados que serviram para comparação? Teriam sido os picos de 2008? Teria sido o ano de 2009?

2º -Depois da inauguração das câmaras de videovigilância, em 15 de Dezembro último, houve na Baixa 14 assaltos, que foram noticiados aqui no Blogue:

a) -11 durante a noite, todos recorrendo a violência –o chamado roubo. Um deles de grande monta, lembro, à Ourivesaria Costa, em 1 de Fevereiro;

b) -Um assalto a um comerciante, às 6H30 da manhã, com agressão;

c) -Um assalto à “Brasileira”, presumivelmente durante a noite, sem violência –um furto;

d) –Um furto simples, no caso, à Ourivesaria Rogério, uma ou mais peças em ouro, durante o dia e seguido de fuga;

3º -Mesmo anunciando uma “redução” –palavra que os políticos partidários gostam tanto- de assaltos na Baixa durante a noite, os números que apresento, continuam a ser em demasia. Sobretudo se tivermos em conta o momento financeiro, grave, que os comerciantes estão a viver;

4º -Continua sem saber que tipo de vigilância está ser feito pela PSP, através da monitorização prometida aquando da instalação da videovigilância. Até hoje, esta polícia, contrariamente ao necessário princípio da tranquilidade social, nunca fez um balanço da sua actividade atrás dos monitores, e depois de várias ocorrências que cito.

Em resumo, esta declaração da secretária de Estado, sem apresentar dados comparativos, sem um balanço da PSP, é o mesmo que cantar uma canção para embalar meninos surdos…

4 comentários:

Jorge Neves disse...

Agora escrevo eu!
Alto e pára o baile! Mas nais visitantes na Baixa? Claro, estamos em pleno mês de Agosto, época de saldos e reduções de preços, muita gente de ferias sem dinheiro para sair de casa e turistas a visitar a nossa Cidade. Como é lógico, temos mais visitantes na Baixa, e menos crimes.Porque menos crimes( assaltos a estabelecimentos comerciais), resposta simples também, nesta altura do ano, os senhores do alheio deslocam-se para a Figueira da Foz e outras zonas balneares, esperem pelas primeiras semanas de Setembro e vamos ver se os crimes continuam a diminuir. Lógico que o comando da PSP nada diz, o sistema de videovigilância continua a não trabalhar 24 horas por dia e a não gravar as imagens.
Vamos com calma nas declarações que se fazem do tipo politicamente correcto.
Pode acompanhar mais desenvolvimentos a partir daqui:

http://independentepelafregueia.blogspot.com/

Anónimo disse...

MAS O PRESIDENTE DA AGÊNCIA PROMOÇÃO DA BAIXA DE COIMBRA, TAMBÉM CONCORDOU COM O BALANÇO EFECTUADO.
AFINAL EM QUE FICAMOS?
ASSIM NÃO DÁ!!!!

Jorge Neves disse...

Se o Presidente da APBC concordou, lá terá as suas razões, nem eu nem outras pessoas somos obrigados a concordar. Em tudo na vida existe varios pontos de vista sobre o mesmo assunto.Estou curioso para saber com que dados estatisticos fizeram a comparação, se até a PSP não disse nada sobre o assunto e todos nós sabemos que o sistema de videovigilância funciona em partime sem haver registo de dados. Qunatas pessoas já foram identificadas pelo dito sistema? Que eu saiba nenhuma, ou foi depois das 20Horas o assalto, ou não gravou, ou o sistema não apanha aquele edificio. ou o andaime da obra ao lado não permite captar imagens etc etc.
Não sou burro, estou sempre pronto a mudar de opinião, basta me mostrarem dados validos e dou a mão à palmatória.
Não falo por falar nem faço favores politiocamente correctos para agradar.

Anónimo disse...

Independentemente das conclusões do artigo, quanto ao numero de assaltos ( o tema só por si já devia ser obsceno, porque discutir o numero dos atentados contra o património de quem trabalha, neste caso os comerciantes é mesmo uma obscenidade ) o que é verdade é que a baixa de Coimbra, se transformou, lamentavelmente, num poiso de indigentes e desafortunados da vida, porém, por vontade própria.
Já por várias vezes aqui o manifestei, assim como em discussões particulares sobre a matéria; enquanto não retirarem desta zona nobre da cidade toda a trupe que vagabundeia, pelo Terreiro da Erva, vendedores ambulantes de mau aspecto, na Praça do Comércio e Bota Abaixo, a baixa de Coimbra, nunca mais recuperará o encanto de outrora.
Quem é que gosta de ir passear ou fazer compras para um sitio, onde tem que andar constantemente a olhar de lado para ver se não é assaltado?E o aspecto;já alguem se questionou ou fez algum juizo de valor sobre o tipo de pessoas, que salvo raras excepções, frequenta a baixa?Façam um passeio ( tipo fuga e com a adrenalina no máximo ) pelo largo onde desemboca a rua da Sota ( onde era a agência Abreu ) passem pelo Bota Abaixo e vão tomar um café a vários dos estabelecimentos do Terreiro da Erva, de preferência aquele que confina com a rua que permite o acesso á Sofia!!!
É de morrer de susto não é?
Pois eu digo - lhe tenho consultório na baixa da cidade e vou fechar.Tenho medo de lá ir.