segunda-feira, 30 de agosto de 2010

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)




Carlos Clemente deixou um novo comentário na sua mensagem "A PREMENTE LIMPEZA DAS RUAS DO CENTRO HISTÓRICO": 

Assunto: Limpeza da Rua das Azeiteiras
 Sr. Luis, pretendo informá-lo que um elemento do Executivo da Junta de Freguesia de São Bartolomeu (Júlio Neves), foi contactado pelo Jorge Neves (Assembleia de Freguesia), sobre esta questão,
De imediato o elemento do executivo me telefonou e o problema foi resolvido de rapidamente.
É verdade ter existido lapso dos Serviços de Higiene. O importante é resolver-se esta e outras questões da nossa Baixa.
Quanto à crítica do anónimo em relação ao Vereador da Higiene e Salubridade, nesta matéria, desculpe mas não tem razão.
Já agora, também os munícipes devem colaborar na limpeza das suas ruas. É imperioso que não coloquem os sacos do lixo a qualquer hora na via pública. E mais: não é descascar fruta e atirar as cascas para o solo. Isto já eu assisti. Chamei atenção e ainda me responderam torto.
Portanto se todos colaborarem um pouco, iremos alcançar o nosso objectivo.
"SUJAR É FÁCIL. LIMPAR É DIFÍCIL".
Carlos Clemente.
(Presidente da junta de freguesia de São Bartolomeu) 

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Confirmo que é verdade o que o Presidente Clemente escreveu aqui, pois existe quem duvide do trabalho do Executivo da Junta.
Quem quizer pode ler o que publiquei no meu blogue acerca deste assunto e de uma chamada que recebi na sexta-feira à noite pelas 23.30.
Na noite de ontem, pelas 23h30, hora e número registado no meu telemóvel, recebi uma chamada de um indivíduo do sexo masculino, que se identificou como sendo o Encarregado da Equipa de Recolha do lixo da Baixa, neste caso em concreto da Rua das Azeiteiras.
O tal Encarregado, perguntou-me se tinha sido eu a fazer queixa por não ter sido fita a recolha do lixo na Rua das Azeiteiras e em que dia a recolha não foi feita, eu informei-o que não fiz queixa, mas sim uma reclamação.
De seguida mantivemos uma conversa sobre o que aconteceu e o que poderia acontecer na noite de ontem.
Vou deixar aqui um breve resumo da conversa, para tirarem as vossas conclusões, eu já tirei as minhas.
Eu – Sim, quem fala?
Encarregado – É o Sr. Jorge Neves? Sou o Encarregado da recolha do lixo, foi você que fez queixa…
(Interrompi a pergunta)
Eu – Sou o Jorge Neves, não fiz queixa, fiz uma reclamação.
Encarregado - Mas olhe que a recolha foi feita, eles metem o lixo é tarde, hoje vai ser pior ainda, nós saímos às duas da manha e não às cinco, por isso mais certo e ficar o lixo na rua. Nós fizemos a recolha no outro dia, até pode perguntar a dona do Restaurante Funchal, ela mandou-nos esperar e foi buscar um saco lá dentro.
Eu – Que horas eram?
Encarregado – Pelas 23 e pouco, mas olhe que fizemos a recolha, eu recomendo sempre para aquela Rua ser bem limpa por causa dos restaurantes, fica o cheiro e os restos da comida e cheira mal.
Eu – Não meto em causa que não fizeram a recolha, mas que às 8 da manha e pelas 13 horas o lixo continuava lá, isso pode ter certeza, eu tenho fotografias, e testemunhos de donos dos restaurantes a dizer que não tiraram o lixo, mas como tinham os restaurantes cheios é natural que não os vissem a passar e não metam o lixo cá fora muito cedo.
Encarregado – Mas o regulamento da CMC, diz que o lixo tem que estar na rua às 21 horas.
Eu – Então alguma coisa está mal.
Encarregado – Mas olhe que hoje saímos às 02 da manha, ainda vai ser pior.
Eu – Não se preocupe, se lixo ficar por recolher, já sei o motivo. A CMC vai ter de alterar os horários durante o Verão. Boa noite e obrigado por ter ligado
Encarregado – Boa noite.
Como estou ausente de Coimbra este fim-de-semana, liguei ao meu amigo Luís Fernandes do Blogue Questões Nacionais (também foi parte bastante interventiva neste assunto e ainda aguarda resposta da Autarquia ao email que enviou sobre este assunto), a dar-lhe conta da chamada.
Hoje, já lhe voltei a ligar e confirmou-me que a recolha foi feita.
Este assunto leva-me a concluir que o que está errado nisto tudo, é o horário desadequado da recolha do lixo nos meses de Verão, é quando os restaurantes trabalham até mais tarde.
Pode ler aqui:
http://independentepelafregueia.blogspot.com/2010/08/lixo-na-rua-das-azeiteiras-continuacao.html