sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A PREMENTE LIMPEZA DAS RUAS DO CENTRO HISTÓRICO





 Há dias apareceu colado num vidro, aqui, uma mensagem de apelo para que a Câmara de Coimbra mandasse lavar a Rua Eduardo Coelho.
Se por um lado, me insurgi contra o facto de tal solicitação ser feita através de um meio clandestino, tendo em conta que a autarquia, para além de distar cerca de oitenta metros desta artéria, tem ao serviço dos cidadãos vários telefones e até um endereço electrónico, denominado de “e-munícipe”, que visa atender este tipo de pedidos, por outro, tenho de confessar que as ruas e vielas do Centro Histórico estão muito sujas e, estes, em conversas várias com colegas, chamam para atenção de, “contrariamente ao tempo do Machado -anterior edil da autarquia de Coimbra-, em que eram lavadas quase todos os dias, agora, é uma porcaria” –estou a citar um operador que me transmitiu esta conversa há menos de dez minutos.
Ora, mesmo sendo contra o tipo de mensagem anónima, um facto ninguém lho pode negar: é a sua razão de substância.
Depois de escrever este texto vou comunicar este estado de coisas à autarquia –que duvido que já não tivessem lido. É verdade que nunca se sabe o que poderá vir dali, do paço. Mas aguarda-se que venha, como normalmente, uma resolução para os problemas de quem cá mora e trabalha.
Antes de ontem, aqui, enviei um e-mail ao Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Coimbra para me responderem, em contraditório, ao que aconteceu não terem recolhido o lixo na Ruas das Azeiteiras, aqui. Como até agora não recebi resposta, telefonei: “o e-mail está no gabinete do senhor vereador”, responderam-me do outro lado do fio telefónico. Em especulação, argumento que se este gabinete levar três dias a responder a uma qualquer questão levantada, vale mais encerrar para obras de comunicação. Ou então, ainda em especulação, provavelmente o vereador não liga a blogues. Mas, se permite a opinião, vale mais ligar, este meio, quanto a mim, será o futuro instrumento de comunicação entre os cidadãos destes aglomerados e o poder autárquico.

3 comentários:

Jorge Neves disse...

Eu utilizo o e-municípe, e posso garantir que funciona muito razoavelmente.Penso que a Autarquia deveria divulgar mais este canal de comunicação com os ciadãos.

Anónimo disse...

Sim, e tanto o Vereador como o Departamento responsável pela limpeza das ruas, deveriam estar mais atentos a estas situações. Creio que o dito Vereador é o Dr. LUis Providência. Em vez de se preocupar com o que se passa em domínios que não são da sua responsabilidade, talvez devesse dedicar mais atenção aos que o são.

Anónimo disse...

Assunto: Limpeza da Rua das Azeiteiras

Sr, Luis, pretendo informá-lo que um elemento do Executivo da Junta de Freguesia de São Bartolomeu (Júlio Neves), foi contactado pelo Jorge Neves (Assembleia de Freguesia), sobre esta questão,
De imediato o elemento do Executivo me telefonou e o problema foi resolvido de imediato.
É verdade ter existido lapso dos Serviços de Higiene.O importante +e resolver-se esta e outras questões da nossa Baixa.
Quanto á critica do Anónimo, em relação ao Vereador da Higiene e Salubriedade, nesta matéria, desculpe mas não tem razão.
Já agora, também os Municipes devem colaborar na limpeza das suas Ruas, não é colocarem os sacos do lixo a qualquer hora na via Pública. E mais não é descascar fruta e atirar as cascas para o solo. Isto já eu assisti. Chamei atenção e ainda me responderam torto.
Portanto se todos colaborarem um pouco, iremos alcançar o nosso objectivo.
"SUJAR É FÁCIL. LIMPAR É DIFICIL"
Carlos Clemente - Junta Freguesia de São Bartolomeu