sábado, 17 de julho de 2010

QUANDO O ABSURDO SE DISFARÇA DE PRECAUÇÃO


(FOTO DO DIÁRIO DE COIMBRA)



 Antes de ontem, sem aviso prévio, a cidade foi colocada de quarentena, num caos de trânsito. A ligação para Sul pela ponte-açude foi suspensa. “O que é que aconteceu? Porque cortaram o acesso? Era a interrogação que mais se ouvia na Baixa.
Pelos jornais da cidade, ontem, e nomeadamente o Diário de Coimbra (DC), ficámos a saber que num dos pilares, em betão armado de sustentação, de um dos tabuleiros superiores, foram detectados problemas estruturais (cimento a soltar-se do ferro) e junto à linha de caminho-de-ferro.
Perante este facto anómalo acidental, a primeira pergunta que surge será a razão dos serviços de manutenção das Estradas de Portugal não se terem apercebido mais cedo da rotura.
Depois desta interrogação, passamos à constatação, e antes de ver a foto no DC, em aflição, viramos os olhos para o céu, formalizamos uma grande exclamação, e somos acometidos de outra pergunta: “ai Jesus, Nosso Senhor e todos os santos pecadores da terra nos valham! Querem ver que o pilar vai mesmo cair?”. Mentalmente, na nossa cabeça, começam a surgir imagens apocalípticas, com os tabuleiros a ruírem e os automóveis a enfeixarem-se nas bombas de gasolina da Casa do Sal. A seguir uma grande explosão e as árvores do Choupal, sob a espada de Dâmocles por causa do IC2, tremem de medo. As aves, com ninhos recentemente erguidos, a nidificarem, pegam nos passarinhos e arrumam a trouxa a toda a pressa e, nas suas exclamações de dor no pio sofrido, parecem dizer: “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida!”.
 É então que somos postos perante a fotografia do DC, na primeira página. E o que vemos? Um pilar com uma pequena racha, vendo-se o ferro no seu interior. E aqui, não sendo nós engenheiros, projectistas, técnicos formados em Harvard, pondo as mãos na cabeça, soltamos uma grande imprecação, e logo a seguir uma grande exclamação: “estes gajos devem estar loucos!”.
Porque não é preciso ser presciente para ver que estamos perante mais um excesso de zelo, tão à portuguesa e que os técnicos tanto gostam de alardear. É mais uma idiotice da qual quem vai pagar seremos todos os que circulamos na cidade. É uma paradigmática incapacidade de resolver pequenos problemas, em que a coberto do princípio da precaução se faz crescer o absurdo e mostra a deficiência de saber lidar com pequenos problemas. Tem de ser tudo em grande até a idiotice.
Como se isso fosse pouco, hoje de manhã, foram cortadas as ligações por caminho-de-ferro entre Coimbra B e a Estação-Nova. Pior, e em profundo desrespeito pelos utentes dos comboios, as pessoas foram despejadas na Estação-Velha sem terem sido asseguradas ligações à cidade. Quem quis, não tendo vindo a pé, teve de pagar o táxi à sua própria custa. Elementar meu caro Carlos Encarnação, presidente da autarquia…

6 comentários:

Jorge Neves disse...

Verificar se o bilhete é só até Coimbra-B, depois apanhar taxi até à Cidade, pedir a factura ao taxista( mencionar o trajecto que foi feito), de seguida tirar fotocopia da factura e do bilhete comboio, entregar na CMC para eles pagarem.
Posso garantir que aquele pilar esta em mau estado a meses.

Daniel disse...

Este problema na ponte do açude só vem dar mais razão a quem defende a construção da nova travessia do mondego. Já é mais que sabido que a ponte do açude tem trânsito a mais (com um tráfego médio diário de 100 mil veiculos) por isso é que absolutamente necessária uma nova ponte apenas para o trânsito do IC2. Mas como o senhores da plataforma do choupal são contra a nova ponte, porque esta vai destruir meia dúzia de árvores, umas quantas silvas e mato, teremos que aguentar mais umas décadas com esta ponte cheia de problemas estruturais.
Até chegar o dia em que aconteça uma tragédia.
Se este pilar está assim, como estarão os outros que foram construídos na mesma altura em com os mesmo materiais?

Jorge Neves disse...

Concordo quase na totalidade com o seu comentário, mas havendo a hipotese de não prejudicar o Choupal,(está quase ao abandono, e a plantaforma do choupal não deixa de ser um aproveitamento politico para se darem a conhecer, mas tambem não deixa de ter o seu merito e a força do asociativismo)defendo que não se o deve fazer, mas se for essa a solução mais viavel, força com a construção da nova ponte, corremos serios riscos de daqui a uns anos não existir alguma travessia no Mondego.
O desassoreamento do Mondego é outra questão me deixa preocupado, não sei se a retirada de grandes quantidades de areia não vai mexer com a segurança da estrada nas margem esquerda e direita e mesmo com a establidade da Ponte de Santa Clara.

Anónimo disse...

É verdade Daniel,acho bem que se defenda o património ambiental da cidade,mas sem radicalismos.Esses srs. da Plataforma não aceitam nenhuma opção,existe uma proposta em que a travessia apenas passa numa extremidade da mata do choupal,onde os danos quando comparados com as vantagens da nova ponte são minimos.
Quanto ao pilar danificado é ridiculo o excesso de zelo,basta olhar para os prédios devolutos da baixa e comparar.O mais grave nesta situação são os milhares de utentes da CP prejudicados,nem um autocarro a fazer a ligação entre as estações puseram.
Marco

João Braga disse...

Faço meus os comentários anteriores no que consta à execução de uma nova ponte, imprescindível ao desenvolvimento da cidade. O maus estado de conservação já aqui foi referido, deve-se ao excesso de transito comportado por aquela infraestrutura. Para já, pede-se celeridade às entidades competentes no sentido de efectuar os reforços necessários aquele pilar e de urgentemente iniciar o projecto\execução da nova ponte antes que situações como esta, ou mais graves, venham a acontecer.

Anónimo disse...

Pois é! veio mesmo a calhar este pilar vem acelarar o cancelamento entre as duas estações que alguns elominados tanto desejão a esta hora estão a esfregar as mãos de contentes Este podia esperar que a crise passa-se, não podia ser pior altura para esto acontecer parece tambem ele estar contra nós e ajudar os elominados afazerem o que bem lhes apetece,quem paga é sempre o mesmo o Zé! para a plataforma com oferta de arvores talves se consiga resolver o problema, não dará muito trabalho vai agradar a todos