quarta-feira, 28 de julho de 2010

O ÚLTIMO SUSPIRO DO TURÍBIO...





O Turíbio de Matos foi uma loja de solas, cabedais e arranjos diversos, como, por exemplo, colocar um fecho, uma mola, um botão numa calça. Era uma casa, pela sua atmosfera antiga, com algum simbolismo e mística à mistura. Durante cerca de oitenta anos esteve localizado ao fundo da Praça do Comércio. Morreu na última Sexta-feira. Embora já estivesse em coma profundo há mais de um ano, todos esperávamos –incluindo os proprietários do estabelecimento- que uma possível transmissão, em forma de transfusão sanguínea de força, lhe desse um novo alento e o fizesse emergir da letargia. Porém debalde. Tendo em conta o momento que vive a actividade comercial, e perante o clausulado do Novo Regime de Arrendamento Urbano que implica novo aumento de renda sempre que haja mudança de dono, quem é que ousa hoje aventurar-se num trespasse ou cedência de quotas de uma sociedade comercial?
 Então, sem que nada seja feito para o evitar –saliente-se que a única forma de manter um estabelecimento no seu objecto inicial será pela classificação de “interesse municipal”-, estes ícones da história comercial da cidade, paulatinamente e mesmo à frente dos nossos olhos, vão desaparecendo. Já há cerca de dois anos falava aqui neste problema. Depois disso, encerrou o "Centrum Corvo", com o Turíbio já são dois. Enquanto não se entender que a vida colectiva é também feita de memórias vamos assistindo a este submergir da recordação de antanho.
Paz à “alma” do Turíbio de Matos. Se não houver registo da sua passagem nesta vida da cidade, valha-nos a santa, fica registado, aqui no blogue, a sua morte. Infelizmente, há dois anos, ainda contactei uma das proprietárias para escrever a história do estabelecimento. Na altura, entre vários obstáculos levantados, acabei por não o fazer. Uma pena, digo eu. Pode ser que um dia destes, perante o seu agora desaparecimento, ainda o possa fazer.

2 comentários:

Jorge Neves disse...

http://independentepelafregueia.blogspot.com/2010/07/fim-do-turibio-de-matos.html

João Braga disse...

Falta referir que no mesmo prédio, mas na rua de cima, Rua Ferreira Borges, também se encontra encerrada uma outra loja, que foi uma das das mais emblemáticas sapatarias da cidade