segunda-feira, 26 de julho de 2010

A COLUNA DO MARCO...


(IMAGEM DA WEB)

COMPRAR POR COMPRAR, VALE MAIS UMA FERRADURA...


Hoje durante a hora do almoço assisti, no programa «companhia das manhãs» da SIC, a uma entrevista a uma senhora que reside na ilha da Madeira, que afirma que opera pacientes com cancro e outros males apenas com as próprias mãos. Curando-as totalmente, livrando-as da morte.
    Cuidado com este tipo de gente! Aproveitam-se da fé e da desgraça alheia para enriquecer. Pessoas desesperadas, doentes e psicologicamente deprimidas são alvos fáceis destes charlatães. Não passam de ilusionistas. Alguns são tão bons que até conseguem iludir as câmaras de filmar.
Vejam este video do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=u14JFjF9jBg de um senhor chamado James Randi, que de uma forma divertida, mostra-nos como estes falsos curandeiros actuam. James Randi era um ilusionista profissional que revoltado com a atitude de alguns colegas de profissão, resolveu dedicar a sua vida a desmascarar todo o género de curas milagrosas, premonições, videntes, bruxos, etc,.
    Tem uma fundação com o seu nome que oferece 1 milhão de dólares a quem conseguir provar que tem poderes paranormais, sobrenaturais e ou capacidades mediúnicas. Em cerca de 20 anos nunca ninguém conseguiu prová-lo. Sempre que o  tentam (poucos se atrevem) são apanhados e desmascarados. No YouTube e Google Vídeos existem dezenas de imagens que confirmam a aldrabice e mentira que reina neste domínio do sobrenatural. Não passa de um negócio monstruoso de milhões de dólares e euros.
    Concluindo: é preciso ter muito cuidado. Mesmo pessoas bastante instruídas, quando desesperadas e sem outra opção são susceptíveis de ser enganadas. As poucas pessoas que têm alguma melhoria com este tipo de curas, é provado pela medicina que é temporária e apenas psicológica. Ou seja, a mente da pessoa convence-se que foi curada e a melhoria é apenas aparente, passado algum tempo a doença torna a manifestar-se. A SIC prestou um mau serviço, assim como a TVI com o programa que passa actualmente em que os mortos voltam para falar com os seus parentes. James Randi também explica este fenómeno, chama-se «cold reading» ou «leitura a frio». É um processo em um certo número de banalidades generalistas, em que nada é concreto. É adaptado à pessoa em questão. A pessoa quer tanto falar com o ente querido falecido que se convence que é verdade tudo aquilo que ouve do médium.
    Não sei a quem me hei-de dirigir, mas vou tentar reclamar junto das estações de televisão. Têm de dar tempo de antena ao contraditório, pessoas com conhecimentos que refutem todo este tipo de curandeiros e bruxos. Anda gente a enriquecer à custa da desgraça alheia.
Marco.

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Concordo Marco, às vezes o desespero leva a muita coisa, é triste ver pessoas a extriquirem dinheiro com a desgraça dos outros.
Abraço