terça-feira, 20 de julho de 2010

CARTA ABERTA AOS CIDADÃOS DE COIMBRA




CARTA ABERTA AOS CIDADÃOS DE COIMBRA

Caro amigo:
Como sabe está a decorrer no Distrito de Coimbra um abaixo-assinado, promovido pelo cidadão Bruno Ferreira e apoiada com toda a força pelo Diário de Coimbra (DC), contra a PARALISAÇÃO E/OU ADIAMENTOS NO PROJECTO DO METRO MONDEGO, em formato de PETIÇÃO PÚBLICA, para ser apresentado na Assembleia da República.
 Se hoje, dia 20 de Julho, o DC nos diz que já subscreveram a petição mais do que 6000 assinaturas, o que, aparentemente, nos deveria deixar mais tranquilos –porque já excede os cinco milhares necessários-, porém, a meu ver, aumenta a nossa responsabilidade social. A cidade tem um estigma associado há décadas de que não é mobilizável em prol da cidadania. Ora esta resposta massiva dos cidadãos de Coimbra vem mostrar que afinal, quando nos ferem o torso com um aguilhão, a urbe responde.
Mas, caro concidadão, é preciso mais: é necessário que todos os munícipes dos três concelhos envolvidos, de viva voz, mostrem a Lisboa que a cidade dos estudantes não permitirá afrontas à sua dignidade. Com um passado histórico anterior à nacionalidade e que muito honra a Nação, a Lusa Atenas não pode ser tratada desrespeitosamente como está acontecer actualmente com as obras do seu Metro de Superfície.
Assim sendo, caro amigo, concidadão, munícipe, morador do distrito de Coimbra, no dia em que se entregar em Lisboa o dossiê das assinaturas consignadas na petição Pública, encerremos no distrito todo o comércio, toda a indústria, todos os restantes sectores da economia local, e marchemos sobre Lisboa para, junto ao Parlamento, pacificamente, demonstrarmos a nossa revolta perante esta ignomínia.
Não feche a porta ao protesto e não se deixe ficar apenas pela subscrição. Na hora em que a cidade de Coimbra mais precisa de si, da sua força, em nome da cidadania colectiva, faça mais do que pode em nome da nossa dignidade ultrajada.
Por Coimbra, tudo!

3 comentários:

Jorge Neves disse...

Grande e dignificante apelo. Por Coimbra tudo!Moro no Concelho de Penacova, assinei a petição e vou entregar duas ou tres folhas cheias de assinaturas que recolhi por lá. Não sou comerciante nem industrial, mas estou solidário com esta causa, no dia da entrega da petição, tiro um dia de férias e vou a Lisboa.Vem tambem e traz um amigo, vale a pena esta batalha, vamos mostrar a nossa força e união. Coimbra tambem é Portugal.

Jorge Neves disse...

Amigo Luis, caso me permita vou colocar esta sua Carta Aberta no meu blogue tambem. Abraço

Anónimo disse...

Amigo António! Divulgo esta sua carta por todos os meus que possuo. Um abraço