quinta-feira, 29 de julho de 2010

BOM DIA PESSOAL...


(IMAGEM DA WEB)




 Então? Estão bons? Lá que parece, isso parece. E você, que está especado a olhar para mim? Está com cara de quem esteve todo o dia resfolegado na areia de papo para o ar. Já vi que está de “vacances”, como diz a dona Cesaltina, que trabalha em Paris e veio visitar cá o pessoal. Por acaso é uma óptima pessoa –não sei se conhecem, se calhar não! Ainda há bocado esteve a falar comigo. Quer dizer, não foi bem falar, esteve a fazer uma salada mista de português e francês. Ai, mas a Cesaltina fala tão bem! E quando ela começava a dizer que “au Portugal est une misère”, como eu não percebo nada de português e muito menos de francês, fiquei quase na mesma. Claro que puxei pelos meus dotes de adivinhação e, supondo, às tantas, deveria querer dizer que isto aqui, cá na parvónia, é uma miséria. Claro que eu, não é por nada, até podia ter engolido o sapo, como quem diz –porque a Cesaltina, convenhamos, até tem razão. Mas, “carago”, uma pessoa tem alma, amor-próprio, não sei se estou a ser claro, e perante aquela mistela de línguas, a gente irrita-se, é ou não é? Pois é! E é claro, subiu-me cá os azeites ao nariz e respondi-lhe à letra: “olhe lá, ó dona Cesaltina, se isto é tão mau, o que vem cá fazer? Porque é que não ficou lá em “Pigalle”, onde a menina trabalha?”. Ah pois! Tinha de levar nas ventas…é ou não é? Então vem para aqui armada em virgem…e uma pessoa que é só mesmo virgem de signo passa-se completamente. É ou não é? Olha o que eu fui dizer…ai “Jasus”!, meu anjinho da guarda! Começou a bufar, que parecia um daqueles toiros da Catalunha que vão para a arena –e que agora, perante o largar da canga, com a proibição de touradas, já se riem todos-, olhava para mim, assim com aquele focinho de vaca todo “estrambilhado”, eu, atentamente, mirava as suas pernas, para ver se começava a escavar o chão, como os quadrúpedes, e que seria sinal de ataque, e tremia mais que o “Manel da litrada” quando vai mais bêbado que o sarro de uma pipa de vinte almudes.
Por acaso tive sorte, eu que estava preparado para uma trombada, deu meia volta e foi à vida…


1 comentário:

Anónimo disse...

Fez muito bem!Eu posso dizer mal da minha cidade ou país,mas quando ouço um camone ou um brazuca a dizer o mesmo...Passo-me!como diz sobem-me os azeites ao nariz.
Marco