sábado, 12 de junho de 2010

ABRIU A COMPANHIA PORTUGUEZA




 Abriu recentemente, nas Escadas do Quebra-Costas, mais propriamente a meio, junto ao “bar Quebra”, uma loja de saudade e revivalismo. Chama-se “Companhia Portugueza” e é propriedade da Ana Luísa e do José Luís.
Então, interrogo, contem-me como é que entraram nesta aventura? “Olhe fazíamos colecção de embalagens antigas, assim do tipo de caixas de chá, café, bolachas, etc. Está a ver?! Sempre gostamos muito do coleccionismo que tocasse o revivalismo e a saudade. Para além disso, somos, ambos, designers gráficos. Daí até chegarmos a estes artigos portugueses de muita qualidade, que, felizmente, ainda se vão fazendo, foi um pulo. Embarcamos nesta viagem com muito entusiasmo. O sítio é muito bom. Pelas Escadas de Quebra, no pico do verão que se aproxima, diariamente, transitam milhares de turistas. Por estes poucos dias de experiência deu para ver que quem aqui entra fica a olhar enternecido para os objectos. Ainda ontem, só queria que visse, entrou uma velhinha e apercebi-me das suas órbitas inundadas. Deu-me cá uma ternura…nem sei o que lhe diga”, respondem, em conjunto, a uma só voz, a Ana e o José Luís.
 Concordo inteiramente com este simpático casal de namorados na casa dos vinte e poucos anos. Seria bom que abrissem mais estabelecimentos diferentes dos que já estão implantados no Centro Histórico.
Nas estantes desta encantadora loja, muitíssimo bem decorada, podem ver-se brinquedos em lata, livros da antiga escola primária, doces diversos, desde mel a tomate, conservas, os saudosos chapelinhos de chocolate da Regina, drops diversos, licores tradicionais e vinhos do Porto, chocolates diversos, etc. Tudo com sabor e história de Portugal.
Em meu nome pessoal e de quem gosta desta zona de antanho –se posso exprimir-me assim- desejamos, todos, as maiores felicidades a este novo estabelecimento.

Sem comentários: