segunda-feira, 24 de maio de 2010

PARABÉNS, "CALINAS"!




 Para quem não souber –que isso também não importa nada!- eu gosto muito do Diário de Coimbra. Ou melhor, o “Calinas”, embora hoje já não seja tratado assim devido à revolução “escritural” em computadores. Para mim, mesmo com “lifting” facial, continuará sempre a ser o “Calinas”. Ainda me lembro de um dia, há mais de 15 anos, noticiar o festival do Paião. Tratava-se de um festival de fados. Então não é que –vá-se lá saber porquê?- na palavra “fados”, a segunda letra de “a” passa a “o” e a quarta passa a “a”. O que é que ficou? Olhe, um fartote de rir a bandeiras desfraldadas cá no burgo. Nesse tempo não tínhamos o Euro, como moeda oficial, para nos fazer sofrer e o pessoal ainda ria sem pedir licença.
 Claro que nessa altura eu, que sou muito pudico, palavra!, pela alminha da minha avozinha, fiquei muito preocupado. Ai isso fiquei! Em solilóquio, cá com os meus botões, pensei: “queres ver que este safado deu em libertino sexual?”. Sim porque já nessa altura o meu amigo “Calinas” fazia 64 anos. Já com esta provecta idade, seria caso para ter algum juízo. Era ou não era? Pois era!
E o que me levou a estar para aqui com este arrazoado todo, interroga você? É que estou novamente preocupado. Palavra de honra! Se já nessa altura o manifestei por escrito, agora que fez hoje 80 anos, dia 24, deste mês de Maio, então não é que está pior? Não faça essa cara. Bem sei que para si o “Calinas” continua a ser conservador. Pois! Desculpe lá mas você é mesmo anjinho. Isso é o que toda a gente pensa, mas lá dentro da sua alma ele é um liberal do mais avançado que há. É um TGV muito maior que o Passos Coelho. E de que maneira.
 Se há cerca de 16 anos, então com 64 primaveras, ele andava nos festivais de “berlaitada”, lá no Paião, hoje com 80 o que é que faz? Pior, muito pior. Parece o Hug Hefner, o fundador da Revista Playboy. Então não é que o meu amigo “Calinas” já alinha em “big-bang”? Não faça essa cara de surpresa. Veja o cabeçalho da capa do Jornal, lá mesmo em cima, de muitos números deste mês. É ou não é verdade? Pois é! Vejam bem…com 80 anos e alinhar nestas pouca-vergonhices. É claro que isto tem a ver com o aniversário, só pode! Lá está: “válido de 01/05 a 31/05. Estou mesmo a ver o meu amigo “Calinas” a pensar: “estou velhote, e não vá acontecer o pior, não vou morrer estúpido!”. Ai, de certeza que foi isto, ó larilas!
O que não percebo bem é aquela de dizer “15-30%”. O que será? Quererá dizer que, apesar da longa idade só teve uma redução na libido dentro daqueles números? Só? Fogo! Ah, grande campeão! Até parece o Benfica!
Só não percebo uma coisa: convida-nos para o “big-bang” e oferece-nos um relógio ou uma jóia numa ourivesaria da Baixa? Claro que isto é essencialmente para apoiar o comércio tradicional. Está de ver.
 Daqui, do grito da Baixa, da voz de burro que não chega ao céu, que se escreve sem se ouvir, mando-lhe um grande abraço. Gosto muito de ti “Calinas”, repito, e, ainda mais, por seres liberal e todo virado para a frente. Ah…”ganda” maluco!


Sem comentários: