terça-feira, 27 de abril de 2010

VAMOS LÁ COM CALMA! AINDA SÓ VAMOS NO 18º DIA...




 Ainda só vai no 18º dia que a ACIC prometeu entregar um caderno reivindicativo na Câmara Municipal de Coimbra e no Governo Civil. Foi num jantar no dia 9, no restaurante Jardim da Manga. Por acaso nem há problema nenhum, que estas coisas, quando é para pedir, têm de levar o seu tempo. E, além disso os 56 comerciantes que compareceram no repasto nem sequer estão muito preocupados. Então quem é que está com pressa? Isso é que era bom! Vamos lá nas calmas! Tudo numa nice! Até adivinho que estará você a interrogar a razão deste texto. Se quer que lhe diga também não sei! Mas existe uma preocupação que me atravessa. Palavra.
Pois, juro que é verdade, estou em desassossego com o Santo Onofre, o protector dos comerciantes. Todos os dias lhe coloco uma velinha. Então não é que está a ficar com a barriga negra, que mais parecem os pulmões do meu avô Crispim e que fumava tabaco de enrolar? O problema é que às vezes tenho a sensação que o santo já nem me pode ver. E muito menos ouvir as minhas preces. Isto é triste! Bem sei que pode ser mesmo só impressão, mas que parece, parece. Às vezes dou com ele a olhar para mim com aqueles olhos de apelo, assim um pouco para o furibundo, como quem diz: “ó meu, vai pôr uma vela ao raio que te parta!”. Claro que fico chateado, palavra de honra! Então eu tenho lá culpa da ACIC não entregar o código das 11 leis?
 Estas coisas, estas questões morais são muito problemáticas. Eu ponho a velinha ao meu querido santo Onofrinho…é para ele fazer um milagre…é ou não é? Pois é! Mas ele fixa-me com aquele olhar incendiário. Já nem sei que faça. Tenho esperança que este martírio acabe depressa. Sei lá! Se calhar vou mas é mudar de santo. Com este não me safo…

Sem comentários: