quarta-feira, 28 de abril de 2010

A QUEM SERVE A FALTA DE SINALÉTICA?

(IMAGEM DESVIADA DAQUI)



 Há cerca de um ano e meio, ainda antes da inauguração da nova via de Foz de Arouce, fui à Lousã. Pois, como tinha havido alterações ao trânsito, para sair da vila, já noite dentro, vi-me em “palpos de aranha” para conseguir encontrar a saída para Coimbra. Nessa altura, dei-me ao trabalho de enviar um e-mail ao presidente da Câmara Municipal, Fernando Carvalho, dando-lhe conta dos profundos desarranjos que a falta de uma placa indicativa pode proporcionar a quem não conhece. Pois pasme-se, voltei lá há quatro meses atrás e tudo continuava na mesma. Quem estiver dentro do lugar, se não conhecer, esfalfa-se para encontrar o caminho. Lembrei-me desta introdução porque hoje fui ao Cartaxo. Para lá, fui através da auto-estrada e, embora não conhecesse, sem dificuldade, cheguei lá muito bem. Na vinda, como me apetecia vir pela estrada Nacional número 1, é que foi um problema. A única sinalética que encontrava era apenas a da auto-estrada A1. Placas indicativas para a velha rota de Lisboa-Porto nem uma. Foi uma coisa impressionante. Várias vezes tive de parar para interrogar transeuntes. É um juízo de valor, mas dá impressão que é deliberada a omissão da antiga estrada, para levar os automobilistas a circularem na nova via e a pagarem o trajecto. Devido à minha ignorância e falta de placas indicativas, demorei muito mais tempo. Tive de atravessar Santarém, Rio Maior, e vir sair à Freiria, um lugar antes de Leiria. Ao longo desta jornada, nem uma vez avistei a desejada indicação: estrada Nacional 1. Será que esta omissão não prejudicará o turismo, ou seja, os visitantes que, calmamente, querem visitar estes lugares? E escrevo isto porque esta situação é transversal ao país. Curiosamente estas lacunas verificam-se muito mais nas pequenas vilas e aldeias. As grandes e médias cidades, por acaso, quanto a mim, pode fazer-se uma viagem, de entrada ou saída, sem grandes dificuldades.

Será que, no entender dos políticos locais, todos deveremos ter um GPS? Às tantas...

Sem comentários: