segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O TURISTA SAXUAL






  Os sons são harmoniosos. É impossível não dar por ele. “Ele”, o músico, obviamente. Toca saxofone como poucos. É o Luís Bartolessi. É espanhol, mais propriamente de Madrid e, hoje, à hora do almoço, estava colocado em frente à Briosa, no início da Rua Ferreira Borges.
Está na cidade desde 20 de Janeiro e conta andar por aqui até ao próximo verão. Já percorreu o país todo. “Gosto muito das gentes nacionais, são, normalmente, muito simpáticas”, diz-me num intervalo do “Imagine” de John Lennon.
O Luís é informático “freelancer”, conta-me -embora lhe devesse perguntar o que é isso, mas, para não “dar uma” de ignorante, fiz-me de forte e não procurei saber. Desde há cerca de seis anos que se apaixonou completamente pela música e percorre o mundo à custa e através de “turismo saxual”, complementando com um largo e aberto sorriso.
Esta vida de terra-em-terra, não dá para muito, mas dá para ir vivendo. Ele só quer ir andando e ser feliz. As pessoas são generosas. Embora esteja há poucos dias na cidade dos estudantes, já viu que, embora sejam poucos, os transeuntes gostam de ajudar os músicos de rua. “Tenho estado aqui na rua apenas uma hora durante a tarde. Tenho tirado entre 10 a15 euros e, olha, vai dando para comer e pagar a hospitalidade –estou numa casa em partilha com mais dois amigos. Gosto muito de Coimbra. É espectacular…”
 O Luís tem também um blogue em que fala das suas experiências enquanto músico.  Se quiser visite aqui. Acredite, vale a pena.

Sem comentários: