quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

UMA PRENDA DIFERENTE NESTE NATAL...





Este ano quero dar uma prenda diferente aos meus amigos. Neste lote incluo-o a si também, que faz o favor de ler os disparates que para aqui despejo.
Mas é difícil de saber o que escolher. Não é mesmo nada fácil. Tem de concordar. Dar-lhe um bolo-rei é demasiado coquete. Nesta altura está tudo farto de bolos. Além disso, olhando para o seu pneu, amigo(a), parece a roda pedaleira de uma velha bicicleta Albata, que me lembro ter existido lá em casa quando era miúdo e suponho ter pertencido ao meu pai.
Se lhe oferecer uma cueca fio dental e um par de meias, também não interessa. Isso é o que você mais vai receber da sua sogra, do sogro, do tio, da prima e da vizinha Ermelinda, que quando não está a sua cara-metade, lhe manda aqueles olhares incendiários que nós imaginamos.
Ainda pensei numa garrafa de bom vinho português –temos de preferir os artigos nacionais-, mas logo a seguir arredei essa possibilidade. Li que começa hoje a operação Natal, da GNR. Ora, vou-lhe oferecer álcool para depois você ser apanhado com a boca no trombone, como quem diz com a pinguita? Mas que raio de prenda lhe vou oferecer neste Natal?
Quinquilharias, em forma de chinesices, nem pensarem! Palavra de honra, pela alminha do meu avô Crispim, que era uma jóia de pessoa, que não sei o que hei-de fazer. Havia de ser assim uma prendinha “pró” menino e “prá” menina, estou a ser claro? Sim, porque eu tenho amigos e leitores de todas as idades. Por exemplo estou-me a lembrar do casal Morais, que está na casa dos setenta e picos anos. Ela, a dona Etelvina, que apesar da longevidade ainda ali está para as curvas, passa a vida a queixar-se do senhor Francisco. Diz que ele só quer ver filmes pornográficos e mais nada! Que não lhe aquece os pés, diz-me a venerável senhora. Está de ver que o marido está farto de comer sempre o mesmo pitéu e sempre no mesmo prato. Então não é de caras? Mas eu não lhe posso dizer isto assim sem mais nem menos. Coitada da senhora Etelvina! Tenho tanta pena dela! Eu é que não lhe posso valer…sou amigo do senhor Chico…estão a ver a coisa, não estão? Ora, em relação a este casal, já sabemos o que precisam.
E outro casal meu amigo, O Rogério e a Rosalinda. Têm ambos quarenta e poucos. Sempre que me encontram é um rio de queixumes de parte-a-parte. Ele desabafa comigo, dizendo, que ela é uma bota-de-elástico. Que não sai da posição de legionário nem que o Berlusconi descesse à terra. Ela, em rol de lamentos sofridos, a mesma coisa. Que ele só quer maluqueiras, e que Deus não quer misturas, e coisas no género. Quando saio de ao pé deles trago os meus ouvidos a zunir.
Estão a ver a dificuldade em escolher uma oferta diferente? Pois é! Ainda liguei à minha vizinha Gracinda, que é uma cota boazona como ó milho, tem cinquenta e poucos anos, mas parece ter 35. Com a minha melhor voz de inocência parda, assim do tipo de carneiro mal morto, interroguei: ó dona Gracinda, o que gostaria de lhe oferecesse neste Natal? “Ó filho, se me queres dar alguma coisa, tens mesmo de ser original. Neste fim de ano, apetece-me algo diferente…não sei se estás mesmo a ver! Manda-me um Ambrósio mas daqueles bem musculados…pode ser?”.
Então depois de muito pensar, sobretudo em si, acho que já sei o que vou fazer a contento de todos os meninos e meninas de todas as idades. Tem aqui a minha prenda: escolham à vontade. Digam que vão da minha parte, que a gerência do estabelecimento toma nota. Refastelem-se completamente neste Natal. Quero aqui gente feliz. Até pode ser com lágrimas. Isso não me importa nada. Quero é que satisfaçam o mais íntimo desejo. Quem sabe se poderá ser o último. Fosca-se! “Vade rectro” Satanás…


(CLIQUE AQUI PARA RECEBER A SUA PRENDA)

3 comentários:

Anónimo disse...

Votos de Um Santo Natal para si e toda a família.Quanto ao ano que está prestes a chegar, espero e desejo que o mesmo venha cheio de boas notícias e que o Luis nos continue a presentar com as mesmas neste espaço
Obrigado pelo seu trabalho

Ana

LUIS FERNANDES disse...

Eu que lhe agradeço Ana. Pelos seus encómios, por fazer o favor de ler as minhas diatribes. Acredite mesmo que lhe estou profundamente grato.
Um bom ano. Tudo de melhor para si e para todos os seus.
Vamo-nos encontrando no sítio do costume. Aqui...obviamente.
Um abraço do tamanho do mundo.
Luis

Anónimo disse...

Desejo-lhe um optimo( não alinho no acordo ortografico) nataljunto de quem mais ama, a sua familia genetica e da familia que escolheu ( os amigos).Amanha ainda passo no seu estabelecimento para lhe dar um abraço.