sábado, 28 de novembro de 2009

O EXEMPLO QUE TARDA EM VIR DE CIMA


(FOTO DO JORNAL DE NOTÍCIAS)


Ontem à tarde, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, houve um aparatoso acidente automóvel. Um carro ultrapassou um sinal vermelho a alta velocidade. Até aqui nada de novo, pensará o leitor para si mesmo. Afinal, acidentes há-os todos os dias. De todas as formas e feitios e ninguém está livre. É verdade, não é? Pois é!
Mas se, de repente, lhe disser que o automóvel que circulava a alta velocidade era oficial, isto é pertencia ao Estado, e no caso, ainda para mais era o veículo que estava consignado ao secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, juiz-conselheiro Mário Mendes, o caso muda de figura. É verdade ou não?
Por muito que se tente desvalorizar a questão, dizendo que o responsável pela segurança interna ia com muita pressa, porque ia para a posse dos novos governadores civis, e até levava os pirilampos do potente Audi A4 intermitentes, isto só prova a leviandade com que os carros oficiais circulam nas estradas portuguesas.
Para além disso, surgem as interrogaçõeszitas: este senhor, responsável pela segurança, não tem obrigação de dar o exemplo? E já agora outra de algibeira: por ter causado o acidente, felizmente sem vítimas mortais, quem vai ser sancionado? É óbvio que vai ser o condutor…sobre ordens directas do senhor juiz-conselheiro. Isto é alguma coisa?
Não gostaria de terminar este texto sem desejar as melhoras rápidas ao Dr. Mário Mendes e aos restantes acidentados, que não conheço. Sei que, apesar de ainda permanecerem nos cuidados intensivos, após cirurgia, estão com prognóstico favorável.
 Era bom que todos pensássemos nisto, não acha?

Sem comentários: