sábado, 14 de novembro de 2009

CONVERSA DE CAFÉ





Sentado, estava eu a ler o Diário de Coimbra no café. Ao meu lado está um casal muito próximo de ser septuagenário. Diz a mulher:
-Já viste?, andarem a chatear as pessoas com os pensos; se fossem é lá para a terra delas. Vão mas é trabalhar! …O polícia tinha razão!
-Qual razão, qual carapuça?! Quem é que lhes dá trabalho? E mais: o que é o raio do polícia tem a ver com o facto de ela andar a pedir? Vale mais pedir que roubar…ou não? Se eles fossem mas é perseguir os ladrões é que campavam! –Disse o homem de cara franzida e voz bem timbrada, a deixar bem sublinhado que a sua opinião era muito mais avalizada.
A mulher, como a maioria, sendo inteligente, mesmo não concordando, optou por calar-se. Provavelmente no seu íntimo estaria a pensar: “para quê discutir contigo? Como sempre sabes tudo. É a tua opinião que prevalece. Para que me vou chatear? Olha, leva lá a bicicleta”.
Mal acabei de ler o jornal, dobrando-o sobre a mesa, virando-se para mim, interroga ele: “é seu o diário? Ou é da casa? Passa-mo? É só mesmo para ver a necrologia…”.

3 comentários:

Anónimo disse...

A senhora tem razão, há por aí uma ciganada romena que procura chegar perto no sentido de, roubar os cidadãos mais incautos...

Imigrantes deste calibre não interessam a Portugal...são gente perigosa, violenta...não trabalham, só acrescentam insegurança e medo aos portugueses.

Há que criar mecanismos que livrem Portugal e os portugueses de gente deste calibre...não podemos virar o caixote do lixo da comunidade.

jorge neves disse...

Pessoas a roubar os cidadãos mais incautos, existem de todas as nacionalidades, incluindo os portugueses.Pelos vistos concorda que se deveria "correr" com eles do páis em vez de os inserir, muito bem, já tomou a consciência se todos os paises dessem guia de marcha aos nossos compatriotas? Daqui a alguns meses estava a afirmar que nossos imigrantesinham regressado para se dedicar ao roubo ...

Anónimo disse...

Caro J. Neves

Os emigrantes portugueses são trabalhadores, em qualquer parte do mundo, são aceites e queridos, evidentemente à excepções...poucas felizmente.

Refiro-me aos imigrantes indesejáveis...em Portugal à muitos, concretamente os ciganos romenos, vivem da mendicidade, roubam, provocam desacatos e matam...

Esta gente é nómada, fica durante um tempo, fazem o que lhes apetece, perante a passividade das nossas autoridades...já nem falo dos brasileiros.

Aliás, Portugal é um país onde se permite tudo... temos a mania de ser solidários...um dia aprenderemos.

Ah, lembrei-me da notícia d'hoje, o ladrão que ficou entalado na janela, somos tão solidários que nem se diz que o jovem é um cigano romeno...os portugueses são uns "cromos".