sexta-feira, 23 de outubro de 2009

UMA BAIXA TODA CAGADA



(AQUI, O ANTÓNIO ABÍLIO, LOGO DE MANHÃ, LIMPAVA O QUE OUTROS SUJARAM)



(FOTO DO DIÁRIO DE COIMBRA)





 Hoje de manhã, quem se apercebeu, deu para ver que muitos comerciantes andaram de balde e vassoura na mão a limpar a porcaria que foi deixada às suas portas. Desde dejectos até vomitado, para já não falar no lixo imenso, constituído essencialmente por copos plásticos, tudo se podia constatar.
Não tenho dúvida nenhuma de que as festas estudantis são importantes para a cidade, como é o caso da Festa das Latas de que estou a falar. O que não prescindo é defender que os estudantes deveriam ser sensibilizados para o património que os rodeia e para o ambiente. Já nem vou falar do respeito que todos merecemos.
Não quero cair em apriorismos e generalizar, dizendo que todos são assim e assado. Mas, o recente episódio em que um grupo de dirigentes estudantis bêbados provocaram desacatos com prejuízos de milhares de euros numa unidade hoteleira de Aljubarrota. Segundo o Diário de Coimbra (DC) do dia 14 passado, “estudantes partiram mesas, cadeiras e abriram extintores nos quartos de um albergue de Aljubarrota, causando prejuízos que podem chegar aos dez mil euros”.
Se juntarmos o recente vandalismo do Jardim da Sereia, cujo prejuízo ascende a 30 mil euros, e também, ainda segundo o DC, dois destes malfeitores serão estudantes universitários, sendo um deles finalista, certamente deveria dar que pensar.
Não gostaria de estar armado em moralista. Todos já fomos jovens e fizemos muitas asneiras. E se mais não fizemos foi simplesmente porque tínhamos de trabalhar e não tivemos tempo. Mas, em relação ao presente, alguma coisa terá de se fazer.
Primeiro, quanto a mim, deveria começar pelas faculdades. Antes de começarem as festas os regentes das cadeiras deveriam fazer uma “oração de sapiência” sobre civilidade, tentando inculcar alguma responsabilidade a todos os estudantes. Conselhos e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, diz o povo.
Segundo, a cidade, desde sempre, numa subserviência acobardada, sempre se mostrou conivente com todos os actos praticados a coberto das festas. E esta permissividade é transversal à própria PSP. Ora isto não pode nem deve continuar. Muitos destes estudantes irão para o CEJ, Centro de Estudos Judiciários, e amanhã serão juízes. Como irão fazer quando tiverem que julgar um acto de vandalismo perpetrado por alturas destes eventos, se eles mesmos, enquanto estudantes, fizeram igual? Alguém acredita que o réu será condenado?
Era bom que estas e outras questões de facto e de direito começassem a preocupar todos: a Universidade de Coimbra, a PSP e os habitantes da cidade. Pensemos todos no assunto…

1 comentário:

Anónimo disse...

Aleluia,Aleluia...já voltou a escrever no seu blog o Sr.Luis Fernandes.
Tristeza as empresas que operam neste País, Tiraram o Piu ao Sr.Luis Fernandes, mas felizmente voltou.Estou certo, com grande luta.
QUANTO Á QUESTÃO DA SUJIDADE NA BAIXA, SERÁ QUE NÃO EXISTEM SERVIÇOS NA C.M.C. OU AINDA ESTÃO EM AUTOGESTÃO DEPOIS DAS ELEIÇÕES?
TALVEZ SIM, PORQUE AINDA NÃO FORAM RETIRADOS OS PLACARES COM A FOTO DO PERFEITO, JULGO DEVIDO AO ESTADO DO TEMPO.
SINCERAMENTE, ATÉ NA ACÇÃO DE LIMPEZA ESTA BAIXA É CASTIGADA.
Um abraço