terça-feira, 6 de outubro de 2009

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE (UMA FOTO...)

carlos freitas deixou um novo comentário na sua mensagem "UMA FOTO POR ACASO - VIDAS DE SAL":

Relembro o Carlitos de uma forma sui-generis. No tempo em que a Baixa era o polo nevrálgico e central da minha cidade de adopção, nos finais de tarde, na Adelino Veiga se via passar uma enorme montanha de desperdicíos de toda a qualidade de papel (caixas de sapatos, etc.), com duas pernas por baixo, tentando passar entre a mole imensa de pessoas. É que não se via mais nada. Duas pernas por debaixo de uma altura medonha de papel num equilibrio permanentemente precário. As pernas pertenciam ao Carlitos. Por baixo daquela emorme montanha de papel e cartão ia o Carlitos. Era ele que dava vida aquela montanha de papel e que a levava sei lá para onde. Tirando a sua proeminente presença na cabeça da procissão da Rainha Santa, o Carlitos é uma dessas figuras, no seu caso é já uma lenda, (recordo outras, conheci algumas outras, quando nos anos setenta cheguei a Coimbra) de outros tempos de um Baixa onde viviam pessoas e gentes. Quando a Baixa, para além de zona por exelência de passagem e de comércio, era habitada pelos conimbricenses.

NOTA DO EDITOR: Muito obrigado, Carlos Freitas, por este belo comentário. Engraçado como às vezes a nossa memória nos atraiçoa. Acredita que me tinha esquecido desse tempo -que nem foi há tanto como isso- em que o Carlitos passeava aqui pela baixa com essa montanha de papel num carro de duas rodas? Olhe que me tinha olvidado completamente. Palavra. Ainda bem que nos lembrou esse pormenor importante.
Fico-lhe deveras agradecido.

1 comentário:

Anónimo disse...

É bem verdade, o Carlitos correu muitas vezes atrás de mim e dos meus colegas com a carroça cheia de papelão e uma corrente na mão, para não jogarmos futebol na Praça Velha.