quinta-feira, 8 de outubro de 2009

QUEM NOS LIVRA DESTA ASSOMBRAÇÃO?




Por que não estava muito satisfeito com o anterior operador de fornecimento de internet, formalizei, o mês passado, com a ZON TVCABO um novo contrato, em “pacote” base, de telefone fixo, televisão e internet. Ficou agendado para o dia 1 do corrente mês de Outubro a ligação. Como há cerca de três anos, já tive imensos problemas de assistência com este operador, na loja, agora, aquando da assinatura de contrato, coloquei o problema: será que me vão ligar o computador, passando de um operador para outro sem problemas? É que já tive dificuldades convosco e, sem nunca aceder à internet, acabei por passados 20 dias rescindir o contrato. Será que agora estarão diferentes? “Claro que sim. Foi noutro tempo. Agora temos até uma firma que se ocupa apenas da assistência aos clientes. Pode confiar”, enfatizou a funcionária.
No dia 1 de Outubro, e antes da hora marcada, já o funcionário tratava de tudo. Mudou o modem e alterou o fornecedor, e ligou-se o computador e (aparentemente) estava tudo bem. Até tinha mais velocidade. Não se fez mais nenhum ensaio. Eu fiquei satisfeito…mal eu sabia o que aí viria.
No dia seguinte, logo de manhã, depois de ligar o computador, não consegui aceder à internet. Liguei para a assistência e fui simpaticamente atendido por uma senhora. Comecei por fazer testes no computador através de instruções dadas pelo telefone. Durante mais de meia-hora, lá fui seguindo as instruções: “escreva as letras “I”, de Itália, “P”, de Portugal, “C”, de camioneta, “O”, de otário, e por aí adiante, mas nada. O raio do computador não queria saber da minha ansiedade. Como não conseguiu, a operadora telefónica transferiu-me para a firma que dá assistência à TVCABO, a “PC Medic”. Comecei por fazer a inscrição. Depois, durante quase uma hora, estive a seguir as instruções do funcionário. “Escreva o “I” e o “P” e “O” de otário. Nada. Quando tentava fazer a ligação à internet aparecia “erro 692”. O homem, com uma calma aparente, disse: “provavelmente o modem estará avariado. Se puder vá à loja da TVCABO e peça para ser trocado. Lá fui eu. Foi trocado, liguei-o, e novamente o “erro 692”. Lá voltei a ligar para a assistência da TVCABO. “Agora não dava o sinal porque, como o modem tinha sido trocado, o sistema não reconhecia”, dizia-me o funcionário. “Desligue o cabo de ligação. Agora o cabo do modem. Agora o computador”. Bem seguia eu estas instruções, mas o raio da máquina…estava muda. “Terá de ligar para a “PC Medic” para ver o que se passa”, contemporiza a funcionária. Aí, interroguei: mas não seria mais fácil vir aqui um técnico? “Não isso não posso fazer. Tem de ser tratado com a “PC Medic”.
Neste dia 2 de Outubro, logo de manhã, liguei para esta firma. Mais uma imensidão de tempo a fazer testes, mas nada. Interroguei o homem: se não consigo aceder, não era melhor mandarem cá um técnico? “Só podemos mandar no próximo dia 6. Se for antes, só se o cliente pagar a deslocação, comunica o funcionário. Isso, nem pensar, recusei eu. Estava ainda a falar com este funcionário através do telefone fixo, quando recebi uma chamada no telemóvel. Era uma senhora funcionária, muito simpática, que me mandou transmitir ao funcionário da “PC Medic” que podia desligar. A partir daquele momento chamaria si a resolução do problema. Disse-me que iria accionar o “Internet Explorer” e que, excepcionalmente, ficaria servido até vir a assistência ao locado. A verdade é que a partir daí tive Internet até Domingo dia 4. Na segunda-feira já não consegui conectar-me.
Na terça-feira, dia 6, cerca das 9H00, fui à loja TVCABO e, através de informação/reclamação inscrita, comuniquei à funcionária que se até às 14H00 desse dia não me enviassem um técnico ao locado, para além de me sentir no direito de publicitar o mau serviço da ZON TVCABO através do meu blogue, ratificaria toda a situação no Livro de Reclamações.
Entretanto, mudei o modem, passei a utilizar o antigo, e liguei-me ao operador com que trabalhara até aí, e, durante todo este dia, acedi normalmente à Web.
Nesse dia 6, às 14H05 estava na Loja a lavrar o registo no livro, onde invoquei toda a tramitação deste processo, e, em juízo de valor, plasmei que “parece que a ZON TVCABO apenas está interessada em fidelizar os clientes, sem se preocupar com o serviço prestado. Além de mais, “parece haver intenção de cobrar o serviço de apoio técnico. Tenho a sensação plena de estar a ser gozado pela ZON TVCABO”.
Ainda estava a escrever no livro, recebi uma chamada no telemóvel. Era da “PC Medic” para fazerem novos testes. Ficou marcado para as 17H00.
A essa hora fui contactado pela “PC Medic”. Durante uma hora e um quarto, fizemos despistagens de rede. “Ponha o “I”, escreva o “P”, e agora o “O”, de otário”, e muito mais letras. “Desligue o modem. Desligue o computador. Agora ligue o cabo axial, ligue o computador”, e por aí adiante. Mas o sistema…debalde. Eu já transpirava, e, pressentia que do outro lado do fio, o operador igualmente. Disse-lhe: olhe, vamos ficar por aqui. Eu tenho um sobrinho que é um “barra” em computadores e ainda hoje lhe vou ligar, para ver se ele vem tentar conectar o serviço. Se não conseguir ligo amanhã de manhã. O homem, certamente agradecido, deu-me o número directo da assistência. Mentalmente, imaginei-o a limpar o suor da fronte.
Das 23H00 até à 1H00, durante a noite, o meu sobrinho esteve a tentar a ligação. E conseguiu. Porém estava muito lenta. Por exemplo para conseguir aceder ao e-mail demorava mais de 15 minutos. Havia páginas que não conseguia mesmo entrar.
No dia 7, durante a manhã, contactei a “PC Medic” através do número directo que me tinha sido fornecido na véspera. Fui atendido por um brasileiro que, pela sua dicção, eu não percebia metade do que ele dizia. Quase todas as expressões tinham de ser repetidas. O que percebia melhor era frase renovada até à exaustão, aliás, sempre repetida por outros funcionários, e soletrada com uma estudada métrica sonora: ”Compreendo senhor António!”.
Perante a minha exposição mandou-me aguardar. Durante cerca de 20 minutos fiquei a ouvir música através do telefone. Com a paciência a rebentar desliguei.
Liguei o número da “PC Medic”. Através da mensagem, fui inserindo o número de contrato e o código de acesso. Novamente, através de mensagem, fui informado de que esta assistência seria paga no valor de 30 cêntimos ao minuto. Estive cerca de 45 minutos a fazer despistagens com o técnico e não se conseguiu detectar o erro. Mais uma vez questionei o facto de não ser enviado um técnico ao local. Só o poderiam fazer se a deslocação fosse paga. Ou então se fosse a ZON TVCABO a solicitar esse serviço.
Cerca do meio-dia, ainda desse dia 7, fui novamente à loja da TVCABO de Coimbra e, em comunicação escrita, informei que, depois de estar 45 minutos a pagar 30 cêntimos ao minuto à “PC Medic”, caso não fosse remetido um técnico ao locado neste dia desligaria o serviço contratualizado, invocando incumprimento por parte da ZON TVCABO.
Durante esse dia 7 não recebi qualquer contacto para assistência.
Hoje, dia 8 de Outubro, cerca das 11H45, fui contactado para o telemóvel, por uma senhora de sotaque brasileiro, mais ou menos entendível, que, em nome da ZON TVCABO, se apresentava para através do telefone fazer novos testes, novas despistagens. Evidentemente que neguei tal pretensão. Nem pensar. Ao longo destes 8 dias, neste corredor labiríntico, já perdi horas ao telefone a fazer testes…para nada. “Nesse caso, sentenciou a senhora, mandaremos um técnico, mas, se se concluir que o erro não é da ZON TVCABO, é o senhor que tem de pagar a deslocação do técnico. Evidentemente que neguei tal pretensão.
Hoje, às 14H30, rescindindo o contrato com justa causa, finalmente (creio), me vi livre deste absurdo processo kafkiano. Nem tenho palavras para descrever o que sinto. Em síntese, diria: livrem-me desta assombração.

(ESTE TEXTO FOI ENVIADO PARA OS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS DA ZONTVCABO)

2 comentários:

CR disse...

Muito bem!
Há muitos clientes com o mesmo problema. Se aceder aos fóruns da ZON, poderá verificar que há mesmo muitos clientes com queixas desse tipo. Publicitam velocidades que não oferecem e ainda nos fazem pagar a assistência técnica quando a culpa é da ZON que não tem mesmo capacidade para fornecer o que apregoa...

Anónimo disse...

Olá Sr. LUIS FERNANDES gostaria de fazer algumas observações, segundo o seu brilhante post:

1. "“O”, de otário" - Onde é que ouviu dizer isto pelo operador?

2. "provavelmente o modem estará avariado. Se puder vá à loja da TVCABO e peça para ser trocado" - quando o modem está variado ninguém encaminha-o para uma loja

3. "Eu tenho um sobrinho que é um “barra” em computadores" - porque é que ligou para os serviços informáticos?!?

4. "Fui atendido por um brasileiro que, pela sua dicção, eu não percebia metade do que ele dizia" - Gostava de saber o que tem contra os brasileiros, ou é racista?!

5. "Perante a minha exposição mandou-me aguardar. Durante cerca de 20 minutos fiquei a ouvir música através do telefone. Com a paciência a rebentar desliguei." - nem 2 minutos quanto 20minutos, ou será que o senhor tinha se esquecido do aparelho de audição?!?

6. "Mais uma vez questionei o facto de não ser enviado um técnico ao local. Só o poderiam fazer se a deslocação fosse paga." - Domicilio pago, ao fim de terem sido feito despistes... não sei porquê mas isso não soa nada bem?!

Forte abraço