quarta-feira, 28 de outubro de 2009

BAIXA: UM DESASTRE IMINENTE VISTO DO CÉU







(PARA SE APERCEBER MELHOR DO ESTADO DO EDIFÍCIO, CLIQUE EM CIMA DAS FOTOS PARA AMPLIAR)



Este prédio, localizado no Largo da Freiria, não se sabe porquê, é azarento. Faz lembrar aquelas histórias de pessoas que, pelo mundo inteiro, tiveram inúmeras profissões reconhecidas. Foram pobres, enriqueceram, e à medida que foram envelhecendo, progressivamente, abandonados por todos, foram caindo na miséria, e vindo a morrer na rua, sem eira nem beira.
Ora, em analogia, este edifício é de 1878. Desde o seu longínquo nascimento, foi um pouco de tudo. Desde morada de artista, pensão, mercearia, casa de cafés, armazém de vinhos e licores, casa de tabacos, foi um pouco de tudo isso. Até que, por alturas de 1970, ficou abandonado. A dona, senhora muito rica, sem filhos, viria a fazer toda a sua riqueza ao seu fiel jardineiro, um senhor que ainda conheci. O filho deste senhor, que conheço também, veio a herdar todos os bens por óbito do pai.
Embora começasse a reabilitar o prédio, há cerca de três anos, a verdade é que as obras foram abandonadas.
Hoje, este edifício é uma bomba em potência. Apesar do interesse do presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, Carlos Clemente, em levar o assunto à autarquia, e esta já notificasse o proprietário, a verdade é que tudo continua como se pode ver pelas fotos. Sem infra-estruturas interiores, não é difícil de ver que pode cair a qualquer momento. Repare-se que em baixo está um café, restaurante, com esplanada. E se morrerem pessoas?
Pode ser que caia de noite. É o que está a pensar, não é? Também eu. Vamos rezar para que assim seja…

Sem comentários: