quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ENCARNAÇÃO NÃO VAI À BOLA COM CATARINA





Ontem, na RTPN, às 21 horas, foi o debate entre candidatos à Câmara de Coimbra.
Para além de o debate ter sido em Lisboa –como muito bem chamou a atenção Francisco Queirós, candidato pela CDU- e ter sido precedido por um mau serviço noticioso do canal público. Primeiro, não posso entender que estes debates sejam arrumados num canal pouco visto pela maioria dos conimbricenses; segundo, o programa deveria ter sido precedido de imagens da cidade, da expansão da malha urbana; das ruas vazias e edifícios decrépitos do centro histórico. Terceiro, quem seguiu o debate, certamente apercebeu-se que o tempo dos candidatos não era cronometrado, o que dizer que uns falaram de mais –sem dizerem nada- e outros qualquer coisa que soube a pouco. Do ponto de vista de serviço necessariamente geral, este programa foi de uma mediocridade acima da média. Esta RTP, com esta espécie de serviço público, não serve a cidade de Coimbra, não serve outras cidades nos próximos debates para esclarecimento local, e muito menos o país. É caso para perguntar: quando é que cai a direcção deste canal dito de público?
Passemos ao debate entre os cinco candidatos, que, como diz o Diário de Coimbra, foi um confronto onde houve mais críticas do que propostas. Quase todos estiveram bem. Para mim, a vencedora, a larga distância do segundo foi Catarina Martins do Bloco de Esquerda. O pior de todos, quanto a mim, foi Carlos Encarnação, que proporcionou dois momentos, um hilariante e outro sem classificação. O de riso foi quando afirmou que “os cinco candidatos estavam contra ele”. Ora se, para além do jornalista da RTPN, na mesa estavam apenas cinco concorrentes, isso quereria dizer que até o próprio Encarnação estava contra si próprio. Sendo uma só pessoa, era como se o actual presidente da autarquia de Coimbra, fosse para o debate com dois heterónimos: o Carlos e o Encarnação. Claro que ninguém sabia até ao momento em que o alter-ego salta e diz que afinal está contra a sua outra metade.
O outro momento, que classifico de calceteiro, foi, no final, quando se vira para Catarina Martins e lhe diz textualmente, com voz de macho-latino: “a senhora esteja calada, agora sou eu que falo”. Mesmo sem estar presente, o telespectador “apalpou” o silêncio caído no estúdio lisboeta. O que se notou foi o sorriso complacente dos outros quatro candidatos. Mentalmente estavam todos a agradecer à Virgem do Monte por esta lhe ter proporcionado um momento tão esclarecedor quanto à forma de estar na política de Carlos Encarnação. Ainda bem que foi mesmo no fim da discussão. Se fosse a meio a candidata do Bloco poderia ter sido confrontada com…”se continua assim…ainda leva um sopapo!”.
Ora bolas! Não se manda calar uma mulher assim em público –e mais a Catarina, com aquele seu ar exótico, que é uma linda mulher. A uma menina, como diz o povo, não se bate nem com uma flor –em público…obviamente!
Lá em casa, por entre uns pratos arremessados e umas palmadas, até se faz normalmente. Basta ver os índices de violência doméstica sempre a subir. Agora na televisão, não. Não se admirem se, a partir de ontem, na região de Coimbra houver um desmesurado aumento de conflitos domésticos. Eu vi por mim. Quando acabei de ver o debate senti uma necessidade inexplicável de implicar com a minha cara-metade. Só não o fiz…porque já sei como elas me mordem. Não sei se estão a ver…quem manda lá em casa sou eu!
Bolas! Mas apesar de eu ser um mau exemplo, não gostei mesmo daquele final. Sobretudo pela Catarina. Gosto dela, pronto! Se ao menos fosse a Manuela Ferreira Leite, isso, até admitia, agora a Catarina não! Fogo…não!

3 comentários:

Jorge Neves disse...

Ou eu me engano ou o AMOR por coimbra está a ficar bastante nervoso.Será por não conseguir desmentir a Catarina ou pela fuga de votos para o seu amigo Pina Prata?

LUIS FERNANDES disse...

Pois, isso não sei. Creio, de qualquer maneira que Pina Prata será agora um ex-amigo de Carlos Encarnação (CE). Sim, porque fiquei na dúvida se, "nesta amizade", se referia a CE ou a mim. Se é a mim, acredite, não sou mesmo amigo de Pina Prata, muito menos votante. Respeito apenas a sua candidatura. Acho que, neste momento, é importante para a cidade, apenas isso. Fui um dos subscritores das assinaturas necessárias para a sua candidatura, mas disse-lhe na hora que não votava nele.
Aproveito para lhe agradecer os seus tão acutilantes comentários que me deixam cheio de contentamento.
Abraço e obrigado.

Jorge Neves -Candidato BE disse...

Boa noite Srº Luis, não me referia à sua pessoa, mas sim ao actual e espero que não futuro Presidente da CMC. Por acaso tambem assinei para o Srº Pina Prata se poder candidatar, simplesmente por ser uma candidatura (IN)dependente, é mais que certo que não votarei nele, embora tenho um amigo na sua lista que foi braço direito dele na CMC, quando ainda era do PSD,sou de esquerda, mas não da esquerda do actual PS, o meu socialismo leva-me a estar corpo e alma no Bloco, por onde sou candidato .
Abraço