quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O SENHOR ADOLFO REIS (3)








Dei de chofre com ele hoje, à hora do almoço, na Rua Visconde da Luz. Chama-se Adolfo José Reis, tem 54 anos. O que me chamou a atenção foi o cartaz, “SOS –PRECISO DE TRABALHO”.
Se é uma forma de marketing, isso não sei, nem me cabe aqui fazer juízos de valor. Pelo menos ele afirmou-me que não. Precisa mesmo de trabalho, alegou. “Quem me dera trabalhar. Tenho carta de condução de pesados. Farto-me de correr para o centro de emprego. Dão-me a direcção de empresas, vou lá, mas a resposta é sempre a mesma: querem gente mais jovem. Depois mandam-me aguardar, mas nunca me chamam”.
O senhor Adolfo foi serralheiro, mas fazia qualquer coisa, o que aparecesse. “Ai senhor, tomara eu… Tanta saudade tenho eu de trabalhar! Sabe? Daquela sensação de me sentir útil e prestável. Entende? Durmo na rua, ando para aqui aos caídos. Pareço uma coisa que não presta para nada! Depois, como não tenho condições para me arranjar melhor, vou-me abandalhando… os dentes… está a ver? –E elabora um sorriso, certamente sem ter nenhuma vontade. Assim, com este aspecto, quem dá emprego?”.

Quando o interrogo se é contemplado com o RSI, Rendimento de Inserção social, diz-me receber 187 euros. Diz também que já esteve na Casa-Abrigo de Coimbra a dormir mas, como andou lá à “batatada” com outro indivíduo, teve de vir embora. Agora está a viver na rua. E comer? Interrogo. "Vou comer à Cáritas, à Rua Direita". Conclui.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, meu nome é Tatiana e vivo no Brasil. Pesquisando no google e procurando o meu tio, irmão de meu pai, me deparo com esse blog... Não sei se devo ficar feliz, por saber que ele está vivo, ou triste por encontra-lo nesse estado. Apesar de já se fazer 06 anos, desde a publicação dessa matéria, será que alguém conseguiria me ajudar a encontrá-lo? Gostaria muito de ter notícias dele.
Desde já agradeço

LUIS FERNANDES disse...


RESPOSTA DO EDITOR

Bom dia, Tatiana. Muito obrigada pelo seu contacto. Infelizmente não detenho muita informação de modo a poder ajudar. Como deveria ter visto, e leu, a crónica sobre Adolfo Reis foi escrita em 2009. Penso que durante um ano se manteve por aqui, pela Baixa da cidade, e depois deixei de o ver. Não faço ideia para onde foi nem onde se encontra. Sugiro-lhe que contacte a Cáritas de Coimbra, cujo endereço lhe deixo mais abaixo. Pelo quanto conheço esta instituição de solidariedade, tenho a certeza de que a irão ajudar.
SEDE
Rua D. Francisco de Almeida, nº 14
3030-382 COIMBRA
tel. 239792430
tel. rede TMN:966825595
fax: 239715457
caritas@caritascoimbra.pt
Com os melhores cumprimentos e oxalá tenha sorte em encontrar o seu tio, Adolfo Reis.
Luís Fernandes