quarta-feira, 5 de agosto de 2009

MONIZ SAI DA TVI




Segundo o jornal Sol online, “José Eduardo Moniz vai deixar a Media Capital, grupo que detém a TVI. A decisão foi hoje comunicada à CMVM” –Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Segundo o jornal Público de ontem, “O negócio que interessa à Ongoing (…) Sobre a compra de 30 por cento da Media Capital, dona da TVI –negócio revelado no sábado pelo semanário Expresso-. A mesma fonte não negou a existência de contactos. Mas explicou que a “a Ongoing só está interessada em comprar, na Media Capital, uma posição de controlo ou de partilha da gestão. Não havendo esta possibilidade, não tem interesse”. Mas o primeiro sinal de que as negociações com a Media Capital estão bem encaminhadas poderá chegar nas próximas horas, quando se confirmar a saída da TVI de José Eduardo Moniz, que José Sócrates acusa de estar a mover uma campanha contra o Governo”, extracto do Público de ontem.
Vamos por partes. Eu não percebo nada de economia. Mesmo até com as (minhas) finanças tenho alguma dificuldade. Mas, mesmo assim, enchendo o peito de ar, fazendo-me passar por aquilo que não sou, vou “botar” umas consideraçõeszitas. Afinal, se eu sozinho componho o “jornal” todo –sou jornalista, fotógrafo, editor, chefe de redacção- é mais que lógico que também devo ser economista. Claro que me falta o título académico, mas, aqui para o caso, não interessa nada. Como se deve calcular não ia pedir ao Álvaro Santos Pereira ou ao João César das Neves para comentar. Isso é que era bom! Bem sei que qualquer deles adorava escrever no “Questões Nacionais”, mas tenham lá paciência. Primeiro, aprendam mais sobre economia, digam-me, mesmo com certeza absoluta, quando é que começa a retoma que é para eu estar lá…bem no momento, para tirar uma fotografia. Bolas! Não acertaram na vinda desta crise que me está a deixar completamente com os cabelos todos branquinhos. Palavra de honra. Tenho ou não razão para estar chateado com eles os dois? Pois tenho. Claro que tenho. Mesmo o facto de não os conhecer pessoalmente não interessa nada. Portanto, se me mostrarem que têm mesmo dotes de presciência, se adivinharem mesmo, e só depois, é que talvez os deixe comentar aqui. Ainda vou pensar no assunto.
Voltando outra vez ao Moniz, que está ali à espera da minha resposta, há uma coisa que me está atravessada na garganta –assim como se fosse uma espinha, estão a ver?
Vamos devagarinho que é para vocês acompanharem o meu raciocínio. O Moniz –que nunca me foi apresentado- está há 11 anos na TVI. Foi o santo milagreiro que retirou aquela televisão das garras do demónio da falência. Pelos vistos o homem sabe da poda, como quem diz, sabe como se faz televisão. Depois de ter passado pela RTP e ter ali feito também um bom trabalho. É certo que é o marido da Manuela, a “terrível devoradora” de primeiros-ministros, ministros de segunda, secretários de Estado e, para mais: todos dias “come” ao pequeno-almoço um Marinho Pinto de chocolate. Mas isso até é um mal menor. Perante o seu talento de recuperador de empresas falidas de televisão, o que é uma cara pouco simpática, com uma boca que parece o túnel do Marquês, ao pé da sua aura de líder? Pois! Nada.
Estão a seguir bem o meu raciocínio? Estão? Não estou a ir depressa demais? Se estiver, digam.
Bom, continuando, pelos vistos a “Ongoing” –porra! Parece que estamos a soletrar um provérbio chinês-, o grupo económico que adquiriu a TVI, só fazia negócio se o “Eduardinho” –desculpem, mas perante esta posição unilateral de “ou vai ou racha” do grupo, até comecei a gostar do marido da “mulher terrível”, que ainda bem que não é minha, se não estava mesmo linchado- abandonasse a casa, lá em Queluz de Baixo, e nem rasto da sua sombra por lá ficasse. Isto não cheira bem, pois não? Também me parece. Será que foi algum malfadado telemóvel, desses que fazem “prrô"…"prrô"…e depois assim uma ventosidade “flatulântica” de fala muito lingrinhas…"prren"…"prren", que por aqui deixou este cheirete? Mas, cheira mal, não cheira. Ai isso cheira. Fosca-se, isto é que é um pivete.
Eu não percebo nada de política –eu sei que você está a rir, isto é que é uma admiração- mas dá impressão que, com esta medida, que aparentemente é de política económica de um grande grupo, parece querer dar impressão que anda ali “mãozinha” do governo, não parece? Você acredita que José Sócrates, esperto como é, ou ele não fosse beirão, iria envolver-se em jogos de cintura económica, só para afastar um director-geral –e por inerência uma pivot- de que não gostava? Eu cá não acredito. Digam lá o que disserem do homem, duvido muito que aqui ande marosca -pelo menos da sua parte. Mas que dá a parecer, a verdade é que dá mesmo. E é exactamente por tanto parecer que ainda me cheira mais mal. Ó diabo!
A dois mezitos das eleições legislativas. Não sei, mas parece que me querem atirar serradura para os olhos. É verdade que eu não percebo nada de nada…mas isto não cheira mesmo nada bem…

Sem comentários: