sábado, 15 de agosto de 2009

BAIXA: VAI UM BARAÇO DE CEBOLAS?







Numa tradição de séculos, e repescada há cerca de duas décadas, mais uma vez está a decorrer a feira das cebolas na Praça do Comércio.
Creio que já no ano passado escrevi o mesmo que vou escrever agora. Ou seja, esta feira, igualmente a anos passados, está muito pobre. Apesar de o ser, não gostaria de ser entendido como treinador de bancada, que critica por criticar, mas creio que, juntamente com a principal alegoria, que é a cebola, dever-se-ia juntar outra qualquer cultura que complemente esta, como por exemplo o artesanato. Uma pessoa olha para as vendedeiras sentadas, a estorricar ao sol e pergunta-se se não seria possível fazer mais. É evidente que, embora sendo uma realização conjunta do Rancho Típico de Vila Nova de Cernache e da autarquia, não tenho dúvida, a Junta de Freguesia de São Bartolomeu fará o que pode, mas duvido, conhecendo eu bem o presidente Carlos Clemente, que não se possa fazer muito melhor.
Na minha opinião, quem chega à belíssima praça velha e se lhe depara aqueles barracões e, junto deles, uma dúzia de pessoas a vender cebolas, acho que deixa um amargo de boca. Cumprir a tradição não chega. É preciso ejectar-lhe alguma atracção e, aqui e ali, retocar com alguma modernidade. A tradição já não é o que era….

2 comentários:

Anónimo disse...

Fica aqui a sugestão.
Depois de 11 de Outubro, não me esquecerei deste seu artigo, irei com sempre faço ao seu belo e acolhedor estabelecimento falar sobre esta questão.Sabe que não me irei esquecer.
Mas deixe-me corrigir a sua informação. A organização deste evento é do Rancho Tipico de Vila Nova - Cernache e não da autarquia.
Veja que no dia da inauguração deste evento, estava também uma actividade na Praça 8 de Maio, esta sim promovida pela C.M.C. que deveria começar ás 21.30, mas como no Café Sta.Cruz estava a decorrer uma actividade "Fado de Coimbra" o inicio do espectáculo na Praça 8 de Maio, teve que atrazar. Tudo isto para dizer: QUE ORGANIZAÇÃO CULTURAL DESTA CÂMARA. Aliás já não é a primeira vez que esta vergonha acontece.
Enfim, vamos aguardar melhores dias.
Um abraço do sempre amigo CC

LUIS FERNANDES disse...

Muito obrigado pela informação, senhor Carlos Clemente.
Cá o esperarei, como sempre.
Abraço.