sexta-feira, 26 de junho de 2009

UMA UNIVERSIDADE NA DIVERSIDADE DA VIDA






Há uma semana atrás, aquando de uma visita à feira do Vinho em Anadia, visitei o stand da Universidade Sénior da Curia.
Em conversa com um simpático professor fiquei a saber o bom trabalho que este estabelecimento desenvolve na Bairrada em prol de uma camada da sociedade, que, pelos errados costumes culturais, por se ter já alguma avançada idade, pensa-se, já pouco se pode ensinar ou aprender. Escrevo, como já viram certamente, dos aposentados das profissões. Sim escrevi bem –aposentados das profissões- e não aposentados da vida.
Contrariamente ao que se pensa, por esta errada cultura, é a partir dos cinquenta anos que qualquer pessoa entra num outro estádio da vida: mais calmo, mais racional, mais observador, mais sensível e solidário, mais atento aos problemas que o rodeia. Por incrível que pareça, quando se entra nesta pujança de saber empírico e intelectual, é quando o sistema nos ordena que nos arrumemos na prateleira, como um qualquer par de botas desgastadas pelo tempo, sem utilidade, que foram ultrapassadas pelo moderno sapato de verniz.
Mas a Universidade Técnica da Curia, a funcionar há cerca de dois anos, está a contrariar este pensamento negativo para este povo ocidental. Tem 120 alunos. O mais velho tem 88 anos e o mais novo 53 de idade. Contra um pagamento de 15 euros por mês, qualquer aluno pode escolher as disciplinas que quiser, seja em que áreas forem.
Por acaso, estava presente no stand da feira um aluno, o senhor José Eduardo, de 63 anos. Quando lhe perguntei como se sentia, enquanto novamente aprendiz de escola, respondeu-me: “olhe, foi a melhor coisa que me aconteceu desde que deixei o trabalho activo. Nunca mais tomei um comprimido fosse para que fosse”. E para a ansiedade, interrogo. “Ansiedade? Depressão? O senhor está a brincar. As nossas ocupações diárias e a sã convivência entre todos os alunos e professores afasta-nos de qualquer angústia no dia-a-dia. Sinto-me muito feliz, acredite”, enfatiza o aluno da Universidade Sénior da Curia.
Os cursos de arte são pintura e teatro; as aulas englobam, História, Línguas e Literatura. Para além disso, existe o convívio entre alunos, com festas, passeios e viagens. Há também na parte cultural, Museus, Património e Gastronomia. No desporto, natação, caminhadas, ginástica. Há também a Área Musical. E ainda, como se fosse pouco, nas novas tecnologias, a Internet e a Informática.
Segundo pude apreciar este pólo cultural, com um quadro de professores de excelência, a cargo da Uiversidade de Aveiro e do Instituto Politécnico de Coimbra, é muito dinâmico. Por exemplo, de 1 a 7 de Julho próximo, no Curia Tecnoparque, irá decorrer um curso de verão, designado “Astronomia no Verão”. Com o formador José Augusto Matos, quem quiser pode frequentar este mini-curso de 15 horas, divididas por 6 sessões, em que o lema será a “Astronomia, observação do céu, Cartas Celestes e Telescópios”.
Para além disso, também no Curia Tecnoparque, a Universidade Sénior da Curia, entre os dias 14, 15 e 16 de Julho, irá desenvolver, sobre o lema “Vinho, Arte e Estrelas”, a primeira “Universidade de Verão Luso-Espanhola -09”, em intercâmbio com as localidades vizinhas, de “nuestros hermanos”, de Alcanizes e Zamora.
Como curiosidade, diga-se que a WRC -Agência de Desenvolvimento Regional, SA, da qual faz parte o Curia Tecnoparque, tem 48 câmaras municipais, entidades públicas, como accionistas e, no qual, a autarquia de Coimbra faz parte, entre outros.
Se quiser inscrever-se, isto no caso de haver vagas, pode fazê-lo através do telefone 231 519 712 ou info@wrc.pt

Sem comentários: