quarta-feira, 24 de junho de 2009

O PEDITÓRIO DE HOJE NA BAIXA...




Hoje, à hora do almoço, fui abordado na Rua Visconde da Luz por uma simpática menina. Claro que fiquei esfuziante. Há tanto tempo que uma mulher linda como a Alexandra não me aborda assim. Claro que foi sol de pouca dura. Imediatamente os meus sonhos de Cavaleiro Andante se desvaneceram ali mesmo. Dirigiu-se-me para me pedir cinco cêntimos. É verdade, não me enganei, pediu-me apenas cinco cêntimos de contribuição para a Associação Renascer, que representa.
Achei muito curiosa esta forma de marketing. Muito interessante mesmo. A verdade é que funciona. Talvez porque qualquer pessoa pense: “que diabo, 5 cêntimos nem me faz nenhum desarranjo, por que não ajudar”. Depois em vez da mais pequena moeda do sistema fiduciário do euro, dá uma moeda grande.
Mas vou então contar um pouco acerca desta associação, que está licenciada pelo Governo Civil para operar durante três dias aqui na Baixa.
A Renascer é uma Associação Cristã de Reabilitação, acção Social e Cultura. A sua sede é em Carnaxide, onde detém um Centro Social Prebisteriano.
Segundo me contou a Alexandra, é uma IPSS, Instituição Particular de Solidariedade Social, com várias valências. “Desenvolve um trabalho de reabilitação e reintegração social com pessoas sem-abrigo e/ou de baixos recursos financeiros e com distúrbios psicossociais, provenientes de diversas zonas do país. Realizando também eventos de prevenção à toxicodependência com jovens e auxiliando ainda famílias carenciadas”.
A Renascer possui também um centro de reabilitação em Valejas, Quinta da Serra, próximo da cidade Lisboa, no qual aloja os seus utentes e realiza com bastante frequência eventos de carácter social. Aquelas instalações têm capacidade para albergar 12 pessoas simultaneamente. Segundo o folheto explicativo, “o programa de reabilitação consiste numa primeira fase, num regime de internamento de 4 meses, no qual as necessidades físicas, emocionais e psicológicas do utente são supridas através de grupos de auto-ajuda e vários aconselhamentos leigos semanais com voluntários. Numa segunda fase, opcional, o utente é colocado num programa de reinserção social de 2 meses, onde é auxiliado a desenvolver capacidades de socialização e integração social.”
Diz ainda o folheto explicativo que “a Associação Renascer depende exclusivamente de donativos de empresas e particulares, vendas de brindes e peditórios, para manutenção e prossecução das nossas actividades sem quaisquer fins lucrativos”.
Se amanhã, quinta-feira ou depois, no dia seguinte, na sexta, passar numa rua da “calçada” e lhe pedirem uma moedinha de 5 cêntimos, seja generoso. Como leu, esta associação vive da solidariedade de todos. O Estado muito deve a instituições como esta. Fazem um bom trabalho em prol da sociedade mais carenciada.

Sem comentários: