segunda-feira, 25 de maio de 2009

BAIXA: MAIS TRÊS LOJAS VIOLENTADAS









Até agora, nas últimas semanas não têm havido assaltos na Baixa durante a noite. Aparentemente, tudo indicava, para gáudio de quem trabalha aqui, que os gatunos, ou tinham sido “engavetados, ou, pelo contrário, como nos últimos tempos a faina tem sido profícua, teriam, presumivelmente, metido férias.
Infelizmente quem pensou assim enganou-se. Este fim-de-semana, só de uma rajada, foram três estabelecimentos de uma assentada.
Na madrugada de sexta-feira para sábado, na Rua das Padeiras, a “Orquídea Selvagem”, uma bonita loja de flores, viu a sua montra estilhaçada. Tudo indica que os gatunos começaram por abrir a montra à pedrada, mas, qualquer coisa, que não se sabe o quê, os assustou e, apesar dos estragos, ficou a meio os prejuízos sofridos pela Dona Ana Paula.
De sábado para domingo, também de madrugada, a Sapataria Londres, na Rua da Fornalhinha, foi também assaltada. Salienta-se que esta loja está há mais de um ano encerrada e com Edital de penhora, pelas Finanças, na porta de entrada.
Também de sábado para domingo –embora não haja certezas- porque só hoje de manhã o proprietário se apercebeu- foi assaltada uma loja de frutas e artigos alimentares na Rua das Padeiras, a fazer gaveto com a Rua da Gala.
Segundo o Arcindo, o dono da Loja, só hoje de manhã constatou que tinham extraído o canhão da fechadura da porta. “Estava encostada. Ninguém diria que tinham levado quase tudo do meu estabelecimento. Para além de cerca de 20 euros em trocos, levaram salsichas, café, uma embalagem de açúcar, óleo alimentar, mayonese, Cerelac, Nestum, todo os tipo de gel, de banho e para a barba, sabonetes, enfim!, tudo o que havia e faz falta numa casa. Foi como se aviassem no supermercado. Não faço o prejuízo com 500 euros”, diz-me o Arcindo, acompanhado da mulher, a dona Arminda, com ar pesaroso e realisticamente conformado com a situação.
Há um ponto comum nestes três casos de vandalismo. Nenhum deles possui grades de protecção ou alarme. Chamo aqui a atenção que todos os comerciantes devem cuidar da sua própria segurança. Quem não tiver um destes meios, naturalmente, mais depressa se torna uma das vítimas a engrossar o rol de assaltados.
Se estão à espera de ser protegidos pela PSP, vale mais sentarem-se. Ou então, mal por mal, rezem a Nossa Senhora de Fátima…

Sem comentários: