segunda-feira, 27 de abril de 2009

UMA MUDANÇA IMPERATIVA









A “DRESS LESS”, uma loja de moda, de pronto-a-vestir, sobejamente conhecida de toda a gente que frequenta a Baixa, na Rua das Padeiras, mudou-se para a Rua do Almoxarife, a vinte passos mesmo em frente.
A Dona Helena, uma mulher de luta, que perante os obstáculos não cruza os braços, quando lhe pergunto a razão desta mudança, para mais a vinte metros ao lado do antigo estabelecimento, responde-me: tinha de tomar esta necessária decisão. A renda que pagava era insuportável. Aqui, apesar de estar um pouco desviada do canal que é a Rua das Padeiras, tenho uma renda acessível. Tinha de optar. Afinal a vida é feita de escolhas, não acha?” –responde-me na interrogativa.
Com várias clientes a entrar e a sair, quase não tendo tempo para me aturar, eu a “correr” atrás da Helena, lá fui perguntando o que podia. Pelo movimento que vejo de pessoas a entrar e a sair, e tendo em conta que só hoje se mudou para a Rua do Almoxarife, parece que os seus clientes seguem-na até ao inferno, em provocação, questionei: “Graças a Deus, ao longo destes três anos, não só fizemos clientes, como em cada um transformei em amigo. Temos muito bom preço e procuramos, nas colecções que apresentamos, estar sempre à frente. Penso que é o justo merecimento de quem se esforça muito”.
Quando lhe pergunto como vê o centro histórico de há três anos para cá, responde: “é uma pena assistir a este contínuo despovoamento. Pelas elevadas rendas praticadas, só se aguentam os chineses. A Baixa está transformada numa “Chinatown”. As lojas de boas marcas, como não conseguem suportar os custos, vão embora e esta zona monumental fica mais pobre. Por sua vez, vêm mais chineses, por sua vez o cliente tradicional pela pouca oferta diferenciada afasta-se…é uma pescadinha-de-rabo-na-boca…”
Isso quer dizer que está pessimista? Interrogo. De modo nenhum. Nada disso! Eu acredito na revitalização da Baixa. Isto vai mudar. Tenho a certeza. É aqui que eu gosto de estar, e, com todas as minhas forças físicas e anímicas, lutarei por ela até à minha última gota de sangue…

Sem comentários: