sábado, 18 de abril de 2009

SÓCRATES VEIO AO MOSTEIRO









Foi hoje, às 11horas, inaugurado oficialmente o novo (velho) mosteiro de Santa Clara-a-Velha pelo primeiro-ministro, José Sócrates e o ministro da Cultura, José Pinto Ribeiro. Depois de receber obras de requalificação durante vários anos e que implicaram recurso a tecnologia de ponta, nomeadamente a bombagem e secagem do solo, aí está uma obra emblemática que, sem dúvida, vem enriquecer Coimbra.
Na comitiva estava representada toda a fina-flor política da cidade. Com maior representatividade a cor rosa. Desde Gomes Canotilho a Manuel Machado. Não se viu por lá Luís Vilar, nem Victor Baptista, nem Vital Moreira, o número um às “europeias”. Pelo menos eu não vi.
Por parte do PSD, naturalmente não faltou o presidente da Câmara Municipal, Carlos Encarnação até à nova estrela em ascensão, Pedro Machado. Este, já a encarnar o papel de futuro grande político da cidade, a cumprimentar toda a gente com “bom-dia, como está? –e acompanhado de um aperto de mão viril.
Por parte do presidente da Câmara, Carlos Encarnação, assim como Carlos Cidade, Manuel Machado, o Governador Civil, Henrique Fernandes, o delegado Regional da Cultura, António Pedro Pita, ou Gouveia Monteiro, apenas um olhar fugaz em redor sem se fixarem em ninguém em especial, como se esta cerimónia fosse um fardo a que tem que se assistir e nada mais.
À espera do primeiro-ministro e do ministro da cultura estavam 26 pessoas, da "Plataforma do Choupal", com camisolas brancas vestidas, cada uma com sua letra, em “protesto reivindicativo”. Todos alinhados, em silêncio, formavam a frase: “O Choupal também é Património!”
Certamente, José Sócrates, pouco habituado a protestos tão civilizados, talvez admirado, um pouco tímido, com ar simples, mas seguro no seu papel ministerial, parou junto a esta manifestação em defesa da mata Nacional e, depois de cumprimentar várias vezes os presentes, com “bom-dia a todos”, exclamou: “eu concordo com os senhores: o Choupal também é património!”

1 comentário:

Anónimo disse...

Cumprimentou e depois...