sexta-feira, 10 de abril de 2009

O ARTISTA DE HOJE...NA BAIXA

(A PATRÍCIA NUMA VALSA DE ANJOS)

(A DIVA FRANCESA EDITH PIAF)


Gosto muito da Patrícia como pessoa. É de uma sensibilidade à tona de água. Chamo-lhe a "Edith Piaf da Calçada" pela semelhança com a grande diva do país de Asterix. Mas, para além disso, o que interessa aqui é que toca maravilhosamente bem concertina. Ao ouvi-la nas suas composições de valsas francesas, numa viagem supersónica, parece fazer-nos viajar através dos jardins do Eden.
A Câmara Municipal deveria contratar esta música autodidacta para animar as Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz –como devem saber, pelo contrário, é a Patrícia que paga 30.00 euros por mês para mostrar o seu talento, e, algumas vezes, ainda é tratada pela Polícia Municipal como “coisa” que não interessa àquelas artérias.
Se puder, faça o seguinte exercício: passe um dia destes, em que não esteja lá ninguém a tocar, e registe o ambiente no seu inconsciente. Repare nos semblantes de quem passa. Depois, num outro dia qualquer, em que a Patrícia faça a animação social da rua, compare com o dia anterior. Sentirá a mensagem de que lhe quero transmitir. Quando ela toca é como se os espíritos da alegria e da bem-aventurança, esvoaçando, dançassem a sua música ao longo daquele corredor da cidade.
A Patrícia estava contente. O seu talento começa a ser reconhecido. Há pouco tempo passou na televisão (RTP2). Para além disso tem sido contratada para actuar em festas de casamento e até para tocar nos salões de festas de alguns hotéis. A partir do próximo dia 15 deste mês, vai começar a dar aulas de concertina a 16 alunos em Penela. Uma vez por semana, Penela vai recebê-la como ela merece.
É bom saber –ainda bem- que alguém reconhece o seu talento, porque, ao que se constata, santos da casa, em Coimbra, não fazem milagres.

1 comentário:

Clipping Path disse...

Valuable information and excellent design you got here! I would like to thank you for sharing your thoughts and time into the stuff you post.