terça-feira, 7 de abril de 2009

O "ARTISTA" DE HOJE...NA BAIXA




Hoje, à falta de verdadeiros artistas, vou falar de dois rapazes que andam por estas ruas. Estou na dúvida se lhes hei-de chamar artistas. Mas, em face da sua bem conseguida performance, inclino-me fortemente a classificá-los de ARTISTAS com Letra Grande.
Pense comigo, a arte de contorcionismo é arte, é ou não é? Pois é. Ora, o caso que vou contar é deveras curioso. Dois rapazes –ignoro se serão mais, pelo menos hoje eram dois- “sãozinhos” e escurreitos, que quando não estão em “serviço” correm mais que o “papa-léguas”, conseguem contorcer-se todos, quase a arrastar-se de zorro pelas ruas com o auxílio de uma muleta, isto não é arte? Claro que é. Pois andam por aí, num palco perto de si, a tentar, através desta mentira, "extorquir-lhe" uma moeda.
Ainda tentei pedir um autógrafo a um deles, mas rapidamente atalhou: “mi…italiano…senhor. No “capisco” português”, ao mesmo tempo que se afastava de mim. A forma de agir e vestir, para além da igual pequena muleta, é em tudo igual.
Gostei da performance do rapaz. Até lhe dei uma pequena moeda para conseguir entabular conversa. Temos de admitir que esta arte não é para qualquer um. Se já foi enganado, dando uma moeda, deixe lá. O esforço deles valeu bem o óbulo…

Sem comentários: