quinta-feira, 26 de março de 2009

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (O ESTADO DA BAIXA...)



Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "O ESTADO DA BAIXA...NUM RAIO DE CEM METROS":

Ex. mo Senhor;

Dirijo - me a si, porque, não obstante não o conhecendo pessoalmente, já muito e bem, ouvi falar da sua pessoa e do quanto meritórios e louváveis têm sido os seus contributos para o melhoramento da cidade, máxime, a baixa em que vivemos.
Tem este comentário em primeiro lugar a intenção de o felicitar pela iniciativa e pelo altruísmo, já que do bem público se trata da mesma e por outro, para deixar registo do meu humilde testemunho.
Apesar de patrimonialmente me ligarem poucos interesses à baixa é com muita mágoa que constato o estado que a mesma regista bem demonstrado nos registos fotográficos do artigo.
Apesar de mais novo que o senhor, licenciado em Coimbra, recordo na década de 80, o gozo desanuviante do stress do estudo, que me dava, após uma frequência ou exame, passear, muitas vezes altas horas da noite por essas ruas da cidade.
E no regresso das discotecas que bem sabia o pão quente de uma padaria, que presumo situada na Rua Direita!
Agora caro amigo, nem de dia consigo andar na baixa quanto mais á noite! Razões e culpados, são muitos e fáceis de identificar;
1 - Poderes políticos que decidiram instalar e patrocinar um sem número de sem abrigo e indigentes nessa zona nobre da cidade (registam e investigam de dia, para roubarem e vandalizarem á noite);
2 - Policia Municipal que persegue quem quer trabalhar e produz riqueza e pactua, muitas vezes fechando os olhos, com quem destrói a riqueza produzida e o património histórico;
3 - Policia Pública que demitindo-se dos seus deveres públicos e funcionais, fecha os olhos e assobia para o lado na tentativa de não ver aquilo com que o cidadão comum, não tendo esse dever, é obrigado a confrontar-se.
Por falta de mais espaço termino apenas dizendo; por dever de oficio vejo-me quase diariamente na necessidade de passar na Praça do Comércio.
Nem imagina, caro amigo, a revolta que me dá, ver toda a parafernália de imundice junto à soberba e vetusta Igreja de S. Tiago. desde garrafas de cerveja e dejectos de humanos, se é que de humanos se trata, tudo constitui achincalhamento e instrumento de destruição do bem público.
Solução caro amigo;
temo ser acusado de radical, mas tratamento de quem não se quer tratar, caridade para com quem destrói propriedade dos caridosos, amizade e solidariedade para quem rouba e vandaliza (aquela dos graffitis é de bradar aos céus!) não fazem mais sentido!
Estou crente que só com brigadas de cidadãos de defesa do património e da segurança colectiva e após a ocorrência de algo mais trágico, a situação poderá começar a inverter.
Até lá meu amigo, não desista, coisa que eu, lamentavelmente, já fiz há muito tempo.
Um abraço de quem o irá, com muito gosto, continuar a acompanhar.

Publicada por Anónimo em Questões Nacionais a 26 de Março de 2009 16:48

Sem comentários: