terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

CAVACO VETOU O FIM DO VOTO POR CORRESPONDÊNCIA DOS EMIGRANTES




Segundo o Semanário Sol online, “Cavaco Silva, presidente da República Portuguesa, vetou hoje a alteração à Lei Eleitoral que punha fim ao voto por correspondência dos emigrantes, argumentando que a proposta iria promover a abstenção eleitoral”.
Evidentemente que eu já sabia –Cavaco Silva, há uma semana atrás, ligou-me e perguntou: “Ó Luís, ó pá, o que é que tu achas desta coisa, de acabar com o voto por correspondência dos emigrantes e exigir o seu exercício presencialmente?”
Claro que, naturalmente, transmiti-lhe a minha maior apreensão acerca desta mudança e disse-lhe que não concordava. Disse-lhe que o voto era a última ligação virtual que ligava os emigrantes à sua “primeira” Pátria. Se lhes cortassem este ilusório cordão umbilical nada mais os ligaria às 5 Quinas.
O presidente, para além de agradecer, transmitiu logo ali: “pois é!, ainda bem que te telefonei, estava cá com umas dúvidas (e a minha Maria não ajudou nada), vou mesmo vetar este aborto legislativo. Estes gajos nunca mais aprendem a fazer leis…”

Sem comentários: