quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A 404 DONNA ENCERROU



A 404 DONNA foi uma loja de pronto-a-vestir até ontem. Situada na Praça do Comércio, pegada ao também extinto estabelecimento TRAJE, resistiu até que pode. Ontem encerrou. Na porta, bem visível, um papel branco anuncia: ARRENDA-SE.
Por impossibilidade de poder falar com o proprietário, não sei exactamente os motivos, mas presumo que não serão muito diferentes de quem encerra. Ou seja, as poucas pessoas que transitam na Baixa e as poucas vendas aliadas à conjuntura económica pouco favorável.
Infelizmente, começa a fazer parte da paisagem urbana as montras entaipadas.
Como serviço público ou não, vou noticiando aqui no blogue todos os encerramentos que se dão e aberturas de novos espaços comerciais que acontecem. Como também já o escrevi, para mal de toda a zona histórica os encerramentos pesam mais na balança. Continuo a teimar nestes anúncios. Tenho esperança que quem decide e manda neste país –nomeadamente o Governo, através do Ministério da Economia- tome consciência de que este estado de lassidão não pode continuar. É preciso medidas de urgência para salvar os empregos familiares associados a estas pequenas lojas. Estes “pequeníssimos” comerciantes, normalmente com um quadro de pessoal de duas pessoas (marido e mulher) precisam de apoio urgente para que não encerrem os seus parcos meios de subsistência e caiam na mais ultrajante indigência.
Basta sermos um pouco egoístas: as cidades precisam das lojas abertas, a bem da segurança e vivencia comunitária. É difícil de ver isto?

Sem comentários: