segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

EL-REI NÃO PERDOARIA TAL AFRONTA

(IGREJA DO REINO DE DEUS -ABERTA AO PÚBLICO)

(IGREJA DE SANTA CRUZ -ENCERRADA AO PÚBLICO)

“Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646 declarou el-rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados em ouro. Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada da Conceição da Mãe de Deus (…) O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 8 de Dezembro de 1854, pela bula Ineffabilis”. In Portugal Dicionário Histórico.
Vem esta introdução a propósito de hoje ser dia-Santo em honra da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.
Neste seguimento seria suposto que as Igrejas da Baixa da cidade estivesse abertas de par-em-par. Pois ! Mas estão todas encerradas, pelo menos durante o dia. Durante a manhã estiveram abertas para o culto. A partir daí encerraram.
Já para não falar da efeméride, tendo em conta que é o mês de natal, e, para além de mais, estando o comércio aberto hoje, não deveriam os templos igualmente contribuírem para a revitalização da zona histórica? A diocese de Coimbra não deveria ser questionada a este respeito? Acima de tudo, não será uma falta de respeito para os católicos? Qual será o argumento para estarem encerradas? Será falta de pessoal? Se assim é, penso, nem seria difícil colmatar esta lacuna, bastava pedir ajuda à câmara municipal e, naturalmente, esta canalizaria para o Turismo de Coimbra.
Quando é que todas as instituições ligadas à revitalização da Baixa vêem que sem o contributo de todos e sobretudo do imenso património religioso nada é possível fazer? Continua-se a tratar a Igreja como intocável e inquestionável, como sói dizer-se um “Estado dentro de outro Estado”. Sem o esforço de todos bem podemos andar a pregar aos peixes como Santo António.
A título de curiosidade refiro que a Igreja do Reino de Deus, na Rua da Sota, esteve aberta aos fiéis todo o dia.

Sem comentários: